Gestão

Inegavelmente, vivemos um momento histórico. Quem poderia imaginar que passaríamos por uma pandemia, lutando contra um inimigo invisível, que nos manteria em casa por alguns meses e com medo por anos?

Este momento trouxe impactos inimagináveis e principalmente, nos fez refletir sobre muitas coisas. A título de exemplo, muitas pessoas não faziam ideia do quanto elas dependiam da tecnologia e o quanto a tecnologia poderia facilitar suas vidas em várias de suas atividades diárias.

Para quem já era do meio e conhecia bem a importância da tecnologia, isso não foi surpresa. Além disso, essas pessoas sabem bem que o uso da tecnologia sempre aumentará com o tempo e de acordo com as necessidades que possam vir a surgir, como em cenários emergenciais, como a pandemia.

Um dos impactos de maior proporção foi o no mercado de trabalho. Com a impossibilidade da presença física, muitos negócios e, consequentemente, trabalhadores foram prejudicados. Após isso, somaram-se mais de 12 milhões de desempregados no Brasil.

Em contrapartida, nesse período, muitas vagas para área da tecnologia surgiram e continuam surgindo, no entanto, falta gente qualificada para suprir essa demanda. Sendo assim, muitas dessas pessoas enxergaram no crescimento da TI uma forma de superar o desemprego e para isso, buscam profissionalização para ingressar no mercado.

As crescentes vagas não chamam atenção apenas de quem está em situação de desemprego. Muitas pessoas que já atuam em uma profissão enxergam crescimento e melhores condições de trabalho na área de tecnologia e têm decidido mudar de profissão, migrando para a TI.

Está pensando em transitar para a carreira em TI? Saiba como aqui.

Contudo, não foi só a área de TI que cresceu neste período. Outras áreas passaram a ter um crescimento exponencial, seja por consequência desse crescimento na oferta e procura de profissionais da área de TI ou não, a verdade é que algumas áreas também tiveram posição de destaque, criando novas tendências de empregos no mercado.

Vamos falar sobre as vagas que serão tendências em 2022?

Antes de tudo, precisamos falar sobre o que é preciso fazer para se qualificar para essas vagas, pois não adianta haver vagas se não há mão-de-obra qualificada. Continue lendo para saber!

COMO SE QUALIFICAR PARA INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO?

Aqui vão algumas dicas de ouro para obter sucesso ao ingressar no mercado de trabalho. São elas:

1 - Estabeleça metas:

Antes de iniciar qualquer projeto, trace metas. Elas servirão como norte a ser seguido e, caso haja desvio, é possível rapidamente identificar e corrigir. Estabelecer metas para a carreira profissional também é válido, haja vista que é o que você vai fazer durante boa parte do seu dia.

2 - Invista em faculdades recomendadas (e avaliadas pelo MEC):

Sabemos que a tendência do mercado de trabalho é ficar cada vez mais competitivo e exigente, e para ser reconhecido como um profissional de sucesso, é necessário que você tenha boas qualificações para ocupar as boas vagas que o mercado oferece. A escolha de uma boa faculdade é essencial para iniciar esse processo de qualificação profissional.

3 - Qualifique-se mais ainda: 

Existem vários sites, inclusive governamentais, que proporcionam cursos gratuitos, como os divulgados pelo ENAP. Quanto mais qualificado, maiores serão as chances de alcançar a vaga desejada.

4 - Fique atento(a) às tendências:

Se você já tiver alguma área de atuação pré-definida, busque as tendências dessa área. Às vezes, migrar para um outro ramo ajuda a agregar ainda mais conhecimento, o que deixa seu currículo ainda mais atrativo.

5 - Seja comunicativo(a):

Hoje em dia, o mercado precisa de pessoas que consigam discorrer sobre seus trabalhos, pois essas mesmas pessoas precisarão trazer sugestões de melhorias para as empresas.

Um colaborador que se comunica e procura estar sempre presente nas discussões dos próximos passos do desenvolvimento da empresa é um colaborador que sempre será requisitado e valorizado.

6- Faça networking:

Networking é a prática de se relacionar positivamente com diversas pessoas do mercado de trabalho, garantindo contatos e também uma boa reputação. Esta prática é imprescindível para alcançar objetivos não só profissionais, como também pessoais. 

Ter um network de qualidade e realizar o networking frequentemente, sem dúvidas trará maior visibilidade para você.

7- Estude outros idiomas:

Há quem diga que os aplicativos de tradução simultânea trarão um fim à necessidade de aprendermos outros idiomas, mas muito se engana quem pensa assim.

É óbvio que essas ferramentas irão ajudar bastante, mas nenhuma substituirá a sua entonação enquanto você conversa com alguém para apresentar um produto, fechar um negócio ou atender um cliente. 

Além disso, é um diferencial muito importante, haja vista que apenas cerca de 5% dos brasileiros falam inglês e apenas 1% é fluente na língua inglesa, a mais utilizada no mundo dos negócios.

8- Busque inspirações profissionais:

Busque se informar sobre como as pessoas que você admira chegaram ao sucesso profissional. Você vai perceber que muitos fizeram e fazem palestras, as quais são até encontradas facilmente em sites de vídeos, como o YouTube, ou até escreveram livros descrevendo suas trajetórias.

Ter esse tipo de referência pode lhe ajudar a ter a visão que você precisa ter para alcançar seus objetivos.

9- Saiba abrir mão de vez em quando:

Às vezes, a necessidade de abdicar de algo vai bater à porta, mas isso não significa uma coisa necessariamente ruim. É muito importante saber discernir a hora de dar 1 passo para trás, para que em seguida, consiga dar 2 para frente.

10- Nunca pare de estudar:

Vivemos a era da informação, em que as coisas estão mudando com rapidez. Dessa forma, o que aprendemos em nossa graduação, nem sempre se mantém da mesma forma. 

É de suma importância nunca parar de se atualizar, pois as próprias áreas de atuação estão sendo constantemente atualizadas. Até mesmo durante uma entrevista de emprego, caso seja questionado sobre algo que sofreu alguma mudança recente, você se sairá bem melhor do que quem não procurou se atualizar. 

Além disso, com a atualização você pode aprender coisas que não estão diretamente ligadas a sua área de atuação, visto que dentro de uma organização você dificilmente lida apenas com sua área. Geralmente, há conexões com outros setores como o de Gente e Gestão, Administração, TI, Financeiro, etc.

Agora que já demos algumas dicas, vamos às tendências!

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO PARA 2022?

Vamos iniciar pela área de TI, pois já sabemos que as vagas são muitas. Daremos um foco especial ao cargo de Pessoa Desenvolvedora, porque este é um campo que há mais procura do que oferta (qualificada) no mercado. 

Dentre suas especialidades estão:

Desenvolvedor Front-End: é responsável pelo desenvolvimento de interfaces, seja de plataformas web, seja de aplicativos móveis, trazendo estilo e telas que com a melhor experiência para os usuários.

Desenvolvedor Back-End: responsável pelos “bastidores” no desenvolvimento, ou seja, por toda a estrutura e arquitetura de aplicativos, sistemas, sites e softwares, permitindo o funcionamento de tudo aquilo que conseguimos ver.

Desenvolvedor Full Stack: é um desenvolvedor que faz os dois papéis: de front-end e back-end. Também contribui com outros processos que envolvem o funcionamento completo de um sistema, atuando nos servidores e banco de dados.

Desenvolvedor Mobile: trabalha no desenvolvimento de aplicações ou sistemas mobile (dispositivos móveis), para diversas plataformas como smartphones, tablets, GPS’s, etc.

Gerente de Data & Analytics: lidera equipes que trabalham com arquitetura, engenharia e análise de dados, sempre trazendo novas ideias e estratégias de negócio com base em dados reais, demandados pelo mercado.

Também é quem garante a integridade e disponibilidade de informações para as áreas de negócio.

Gerente de Engenharia de Software: lidera o time de desenvolvimento de software e também atua no roteiro de novos produtos. 

Também é quem garante o alto desempenho da entrega do seu time, sempre conduzindo com maestria e instigando discussões que elevam o nível da tecnologia e arquitetura dos projetos.

Analista de BI/Dados: é o profissional que traz soluções estratégicas para diversas áreas. 

Através da análise e estruturação de dados e relatórios, esses profissionais levam os  resultados para que decisões sejam tomadas, considerando o Analista de BI como “conhecedor” das regras de negócio e de mercado e o Analista de Dados com foco na organização, padronização e estruturação dessas informações.

Analista de Teste de Software: é responsável por checar a qualidade das soluções desenvolvidas pela empresa, utilizando ferramentas tecnológicas e linguagens de programação para realizar os testes necessários para identificar possíveis falhas e sugerir melhorias.

Já na área de Gente e Gestão, um dos cargos que será mais ofertado é o de Analista de RH, devido à alta oferta de vagas, principalmente na área de TI. Por isso, esses profissionais precisarão trabalhar em processos seletivos altamente concorridos.

Vamos à vaga!

Analista de RH: fica responsável pelo processo de recrutamento e seleção de talentos e também, em alguns casos, treinamentos e desenvolvimento.

Além disso, atua na gestão dos benefícios que a empresa oferece, no controle de ponto, na promoção de qualidade de vida na empresa e no employer branding, que nada mais é do que uma estratégia que ajuda as empresas a melhorarem sua imagem como marca empregadora e, consequentemente, a relação com os seus colaboradores.

Já na área de Finanças, a vaga mais ofertada será de Analista de Controladoria e Finanças e é sobre ela que falaremos abaixo:

Analista de Controladoria e Finanças: esse profissional realiza auditorias dos lançamentos e conciliações financeiras.

Também presta apoio à implantação e ao acompanhamento do processo de gestão orçamentária, à implantação e ao acompanhamento do processo de controladoria.

Além disso, estabelece práticas de avaliação da saúde financeira da organização, através da análise de tendências dos resultados, análise gerencial e indicadores, e também a prática de investimentos e projetos, através de indicadores financeiros.

Indo para o Marketing, teremos também um aumento na oferta de vagas para os cargos de:

Social Media: responsável pela criação e planejamento de conteúdos para postagens em redes sociais, adotando estratégias comunicacionais para chegar aos públicos de uma organização. 

Também acompanha métricas e trabalha em cima das tomadas de decisões da empresa, criando e alimentando uma relação entre públicos e a empresa.

Estrategista de Marketing Digital: trabalha com todo o marketing digital da empresa, utilizando de sua visão ampla em conjunto com as demais áreas para traçar todo o planejamento, com as estratégias que serão utilizadas no meio digital.

Já falando da área de Sucesso do Cliente, o aumento de vagas será para Consultor Comercial, haja vista que ter alguém que representa com destreza a empresa lá fora, é peça importante para que o negócio continue prosperando.

Consultor Comercial: tem a missão de captar novos clientes e também é responsável pela relação entre eles e a empresa, mapeando o mercado com pesquisas de satisfação, acompanhamento de metas de produção e vendas.

Comercial também anda junto do Marketing, no compartilhamento de sua visão adquirida através do contato direto com o cliente e elaborando relatórios técnicos e analíticos.

Existem várias outras profissões que fazem parte das tendências para 2022, porém, só pelas supracitadas, já dá pra perceber que ao menos um caminho combina com você, não é?

De toda forma, temos uma boa notícia. A Vsoft oferece todas essas vagas! 

Entenda o porquê escolher a Vsoft para trabalhar clicando aqui.

Acompanhe a nossa página de vagas e veja se a vaga que você almeja está à sua espera. Caso não esteja aberta para aplicação, não se preocupe. Contamos com um banco de talentos, em que você pode enviar o seu currículo.

A Vsoft está em constante crescimento e a todo tempo novas vagas estão sendo ofertadas. Assim, quando as oportunidades estiverem abertas, ele será filtrado para a área que você deseja.

Já pensou? Ser o mais novo colaborador da Vsoft?

Aqui você tem vez, tem voz e tem valor… Porque você é ÚNICO!

Author

Marcelo Soares

Analista de Suporte Técnico

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top