Privacidade e Segurança

Infelizmente, as fraudes online estão se tornando comuns do que pensamos. Se não sofremos com esse mal, conhecemos alguém que sofreu. Com o passar dos anos, medidas foram criadas para nos proteger dos maus agentes da internet, como a inclusão de senhas mais fortes e a validação biométrica.

Mas o que nos levou a temer tanto as fraudes online?

Entenda como os golpes na internet começaram

Em meados dos anos 1960, a internet foi criada com o intuito de aprimorar a comunicação entre as universidades americanas e seus pesquisadores. 

Indispensável nos dias de hoje, inicialmente nada mais era do que uma ligação entre os computadores das universidades que permitiam a troca contínua de informação entre si. 

Nos primórdios, os computadores eram máquinas grandes que exigiam, além de espaço, custos com compra, instalação e manutenção, por isso poucas eram as entidades que possuíam.

Por haver o conhecimento de quais pessoas que possuíam computadores e com quais suas intenções estariam acessando as outras máquinas, não havia a necessidade de um protocolo de segurança.

No entanto, com a rápida ascensão da tecnologia já nos anos 80, houve a redução drástica de seu tamanho e o barateamento destas máquinas, permitindo o uso de computadores pessoais. Com isso, a segurança começou a se tornar uma preocupação. 

Foi pensando nisso que foram reunidos diversos especialistas em segurança e tecnologia para criar protocolos que assegurariam a proteção dos dados dos usuários da internet. Graças a esses protocolos, hoje em dia os problemas de segurança foram amplamente minimizados — mas ainda não extintos. 

Visto que ao passo que a tecnologia evolui, os agentes maliciosos criam maneiras mais sofisticadas de invadir nossa segurança, precisamos da constante evolução e revisão dessas tecnologias.

Devido ao sucesso dessa tecnologia, agentes maliciosos tentam criar novos métodos de burlar essa camada de proteção, mas isso não é motivo de desespero: os pesquisadores da área já avançaram a tecnologia para conseguir impedir esses métodos. 

Uma das tecnologias recentes que domina a área de segurança na rede é a biometria.

Entendendo a validação biométrica

Segundo o Governo Federal, a validação biométrica é o serviço que realiza o batimento biométrico de um indivíduo. Com a biometria, é possível identificar uma pessoa baseando-se em suas características físicas, únicas e intransferíveis. 

Esse serviço registrará os pontos que distinguem essa pessoa das outras, tais como a distância entre os olhos, tamanho do nariz e dos lábios, entre diversos outros fatores. Feito esse registro, o sistema estará pronto para reconhecer você sempre que for necessário. 

Para isso, bastará realizar uma nova captura biométrica, que pode ser feita em seu próprio celular, sem a necessidade de compra de nenhum instrumento, e as suas características nessa foto serão comparadas com a da primeira captura feita no momento do registro, também chamado onboarding. 

Se as características forem iguais, isso indica que houve um “match” biométrico, portanto, sua identidade foi validada. Caso contrário, isso indica que uma pessoa não autorizada está tentando acessar um conteúdo e o sistema imediatamente barrará o acesso.

Nossos dados biométricos podem ser fraudados?

Agora que entendemos melhor como funciona um sistema de validação biométrica, estamos prontos para entender como nos proteger de fraudes

Apesar de ser muito mais difícil de burlar um sistema protegido por biometria, visto que não é possível roubar ou adivinhar o acesso de uma pessoa, como se é possível com senhas convencionais, existem, sim, fraudes que são capazes de atravessar essa camada em sistemas mais fracos de biometria.

Agentes criminosos que desejam acessar seus dados, podem tentar ultrapassar a barreira biométrica de sistemas mais ultrapassados utilizando fotos ou mesmo vídeos de suas vítimas. Por sorte, essa técnica, denominada fraude facial e considerada crime, já é conhecida e já existem formas amplamente difundidas para se proteger dela.

Como me protejo dessas fraudes?

A primeira e mais simples forma de se proteger é garantir que as capturas biométricas serão realizadas com qualidade, como, por exemplo: 

  • Esteja em um ambiente iluminado;
  • Use um fundo monocromático em sua foto;
  • Vire o rosto diretamente para a câmera;
  • Evite que seu rosto seja coberto por acessórios como bonés e óculos;
  • Evite expressões faciais como franzir a testa ou sorrir.

Apesar dessas estratégias ajudarem a obter melhores resultados nas operações e aumentarem a chance de proteger seus dados, a melhor forma de garantir sua segurança é tendo a certeza de que o seu sistema biométrico está realizando testes de vivacidade ou liveness. 

Esse teste usa algoritmos de ponta para verificar se uma captura biométrica pertence a uma pessoa de fato, ou a apenas uma foto ou vídeo, detectando assim ações fraudulentas.

Dessa forma, fica evidente a importância de usar sistemas biométricos seguros e que protejam nossos dados com todas as camadas de proteção necessárias. 

O BioPass ID é uma ferramenta que permite a criação de aplicações desktop ou mobile com validação biométrica, oferecendo todas as ferramentas necessárias para essa produção de forma rápida e barata, incluindo o teste de vivacidade através de APIs e SDKs, garantindo assim a segurança de quem acessa seu sistema. 

Conheça gratuitamente e sinta a segurança que essas soluções proporcionam. Entre em contato com nossos especialistas!

Author

Pedro Garrafielo

Trainee de documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top