UI/UX x Front-end: qual a diferença?
Você se importa com o design de um aplicativo ou página web? Uma pesquisa da Canva revela que 94% dos usuários desistem de navegar em páginas ou aplicativos mal projetados. Um bom design somado a usabilidade garantem uma boa primeira impressão e os responsáveis por isso são UI e UX designers e os desenvolvedores front-end.
Entenda aqui onde cada um desses profissionais atuam para preparar uma melhor experiência para você, usuário.
Front-end x UI/UX. Qual é a diferença?
Tanto os designers de UI/UX quanto os desenvolvedores front-end são membros essenciais no desenvolvimento do design do produto. Seu objetivo final, em conjunto, é tornar o produto funcional e fácil de usar, porém, essas áreas de atuação trabalham em diferentes aspectos do design do produto.
Vamos entendê-las agora.
UI Design
UI é a abreviação de “User Interface” ou Interface do Usuário, em português. Essa área do design é responsável pela parte visual do projeto.
O UI abrange tudo aquilo que é perceptível em alguma plataforma e colabora com a interação do usuário.
O designer UI é responsável pelos aspectos visuais da interface, como, por exemplo:
- Criar a paleta de cores do produto;
- Escolher a tipografia;
- Prototificar as interfaces para diferentes resoluções tais como desktop, mobile, tablet, etc.
UX Design
UX, por sua vez, corresponde à abreviação de “User Experience” ou Experiência do Usuário, em português. Trata-se da área do design de produto que vai além dos aspectos visuais, garantindo que a usabilidade seja simples e intuitiva ao usuário.
O profissional de UX deve conhecer o usuário final do produto a fundo, o que é possível através de informações coletadas por meios de testes e pesquisas com usuários.
O trabalho do UX navega entre diversas áreas, como marketing, pesquisa e desenvolvimento.
Front-end
Os desenvolvedores front-end trabalham na funcionalidade do aplicativo. Eles traduzem todo o trabalho feito pelo UI e UX em código, ou seja, o desenvolvedor front-end é responsável por dar vida às interfaces projetadas pelo UI e também implementar os aspectos de interatividade e usabilidade que foram pesquisados pelos designers UX.
Habilidades, métodos e ferramentas
Designer de UI/UX
A aparência visual da interface do usuário é criada em softwares gráficos, como Figma, Sketch ou Adobe XD.
A proficiência em um desses programas é uma obrigação para todo designer de UI e UX. Já ter o conhecimento dos programas Adobe Creative Cloud, como Illustrator e Photoshop também é útil.
Para criar wireframes e protótipos, os designers usam os programas Axure, UXPin, Invision, Figma e similares.
Habilidades de comunicação visual e visão estética são necessárias para tornar a interface do usuário atraente. Assim, os designers precisam estar atentos às tendências atuais em UI/UX para que o design pareça moderno (ou atemporal).
Além de trabalhar com software gráfico, protótipos e desenvolvedores, os designers de UI/UX gastam muito tempo aprendendo sobre o comportamento dos usuários, criando empatia e analisando como eles interagem com o produto, e como essa interação pode ser melhorada. Por isso, a pesquisa do usuário é uma das partes mais cruciais de seu trabalho.
Algum conhecimento de psicologia também se faz útil para trabalhar com usuários, no entanto, não é listado como um requisito necessário na maioria das descrições de cargos.
Desenvolvedores Front-end
Para desenvolvedores front-end, é mais importante possuir habilidades técnicas do que entender a psicologia dos usuários, embora possa ser uma grande vantagem para um desenvolvedor front-end.
Desenvolvedores front-end precisam ser proficientes em CSS, HTML e JavaScript, (principais pilares do desenvolvimento front-end atual) e ter experiência no uso de diferentes frameworks Javascript (cada empresa precisa de frameworks específicos).
Além disso, também devem desenvolver suas aplicações utilizando o design responsivo para se adaptar a diferentes resoluções e trazer uma boa experiência ao usuário.
Já em relação às soft skills cruciais para os desenvolvedores front-end, estão principalmente ligadas à comunicação.
Pode parecer muito vago e óbvio, mas os desenvolvedores de front-end precisam conversar com desenvolvedores de back-end, gerentes de produto, testadores, designers de UI/UX e até mesmo com usuários, em alguns casos. Um programador anti-social estereotipado não seria bom no front-end.
Além das habilidades de comunicação e trabalho em equipe, os desenvolvedores front-end precisam ser bons na solução de problemas: às vezes, corrigir os bugs pode levar mais tempo do que codificar.
UI/ UX e desenvolvimento na Vsoft
Aqui na Vsoft temos um incrível time de designers UI/UX e desenvolvedores front-end.
No produto Certfy temos a linha do Onboarding Digital, o qual possui uma UX aprimorada e amigável com os usuários. Vamos exemplificar como funciona o workflow (fluxo de trabalho) entre o time de design e front-end.
No desenvolvimento de um novo fluxo no produto ou refatoração de um fluxo, o time de designers UI/UX fazem o levantamento de pesquisa com os usuários, enquanto os primeiros protótipos começam a ser desenvolvidos.
Com o término da pesquisa junto aos usuários e com os primeiros dos protótipos já desenvolvidos, o time de design inicia a criação das interfaces no Figma, e logo após a conclusão, o time de front-end utiliza as interfaces do Figma para realizar o desenvolvimento dentro do produto.
Designers e desenvolvedores trabalhando juntos, tendo em vista os anseios dos usuários, o resultado não pode ser menos que um sucesso.
Se você gosta de desafios, a Vsoft é o lugar ideal para você.
Estamos em constante crescimento e com o time de front-end não é diferente. Acompanhe aqui as vagas da Vsoft aqui.
Isaac Souza
Posts relacionados
Todos os postsNão perca as nossas atualizações!
Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.