Certificação de processos

Dirigir com prudência é importante para não colocarmos a nossa e a vida do outro em risco. Além de atitudes naturais que tornam o trânsito mais seguro, há ações que estimulam o exercício de um trânsito mais seguro e responsável. É o caso do Cadastro Positivo Nacional.

Veja neste artigo como a iniciativa que beneficia não só motoristas pela boa conduta no trânsito como empresas funciona.

O que é o Cadastro Positivo Nacional?

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) ou Cadastro Positivo de Condutores é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), criada para conscientizar a população sobre segurança e responsabilidade no trânsito. 

Por meio do Cadastro Positivo de Condutores, empresas e órgãos públicos podem oferecer benefícios a motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. 

O sistema está em vigor desde 13 de outubro de 2022 e é mais uma funcionalidade disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Quais os benefícios do Cadastro Positivo de Condutores? 

Algumas das vantagens incluídas são desconto, isenção ou condições especiais para: 

  • Pagamento de taxas;
  • Locação de veículos; 
  • Contratação de seguros; 
  • Estacionamento; 
  • Pedágios.

O programa começou recentemente e a tendência é que se expanda nos próximos anos, tendo em vista as particularidades de cada estado.

Com o RNPC, também se espera alcançar a diminuição no número de infrações, principalmente as mais leves, já que podem ser evitadas na maioria das vezes. Estacionar em calçada, dirigir sem os documentos obrigatórios e usar luz alta dos faróis em via com iluminação pública são alguns exemplos. 

É importante lembrar que um bom motorista não surge espontaneamente. A construção de um motorista prudente começa na origem, na sua formação durante a obtenção da CNH.

Como aderir ao cadastro positivo de Condutores?

Para você ser incluído(a), é necessário que o(a) motorista não possua nenhuma infração durante o período de um ano anterior à data de solicitação do cadastro.

Cumprindo esses critérios, é preciso ainda que o condutor autorize o Senatran a incluí-lo no cadastro.

Essa nova abordagem agrega modernidade para o trânsito brasileiro e estimula os motoristas a buscarem e manterem a excelência na condução.

É possível se cadastrar de duas formas: Você pode se cadastrar de duas formas:

  1. Por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo oficial do Governo Federal onde toda a documentação de trânsito fica reunida;
  1. Pelo site do Portal de Serviços da Senatran.

Em ambas as plataformas, basta procurar pelo cadastro de bom condutor e seguir os passos indicados.

Ao concluir o cadastro, o sistema verificará se você possui alguma multa presente. Uma vez que nenhuma infração foi identificada nos últimos 12 meses, você já estará habilitado para usufruir dos benefícios.

A iniciativa também é boa para as empresas. Elas podem atuar oferecendo benefícios aos bons condutores. Ao serem aceitas pelo órgão competente, elas recebem o selo Parceiro do Bom Condutor, uma qualificação que pode ser usada em ações promocionais para atração de mais clientes.  

Para participar do programa, as empresas interessadas devem entrar em contato com o Senatran e cumprir o procedimento junto ao órgão. Caso concordem com os critérios e sejam aprovadas, recebem o selo.

Como o SuperPrático pode ajudar na conduta e formação do condutor?

Um trânsito saudável é composto por condutores responsáveis e a par das normas de trânsito, bem como que estão lidando com vidas. A educação no trânsito constitui pilar fundamental na formação de um condutor consciente.

Participar ativamente de todas as aulas teóricas, se dedicar durante as aulas práticas e realizar os exames com atenção são alguns dos pontos que fazem toda a diferença. Além disso, é de responsabilidade da autoescola buscar certificar de que todos esses passos foram cumpridos com êxito.

Para isso, tanto alunos, quanto CFC, devem contar com um sistema moderno que traga segurança e agilidade para a formação de condutores. Esse é o SuperPrático

As soluções do SuperPrático asseguram que os conteúdos programáticos corretos e com a carga horária exigida pelo Detran sejam ministrados através da tecnologia de módulos coletor e instrutor — aparelhos sincronizados responsáveis por coletar e transmitir os dados da aula prática.  

Com o SuperAula, solução para execução de aulas teóricas em autoescolas na modalidade remota, o aluno poderá assistir ao conteúdo ministrado pelos professores em uma plataforma dinâmica que contribui para a aprendizagem e absorção do conteúdo. 

E com o Exame Teórico, tecnologia que monitora exames presenciais e à distância, os conhecimentos adquiridos pelos alunos são postos à prova a fim de garantir que apenas aqueles que estejam realmente aptos para o trânsito prossigam para as próximas etapas em busca da CNH.

Prudência, responsabilidade e, sem dúvida, a boa formação do condutor poderão usufruir dos benefícios do Registro Nacional Positivo de Condutores e fomentarão um trânsito melhor para todos.

Conheça a plataforma completa para certificação de formação de condutores. Acesse superprati.co.

Author

Caroline Arruda

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top