Como a tecnologia pode transformar o trânsito nas cidades?
A democratização do acesso à internet permitiu a conexão de 5,3 bilhões de usuários ativos, segundo a ONU. E não é apenas a população que está conectada. O trânsito também está.
Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) apontam que a inclusão de tecnologias contribuiu para a redução de acidentes de trânsito no Brasil. Agregar segurança ao trânsito é apenas um dos benefícios que a tecnologia proporciona.
Venha conhecer neste artigo algumas das tecnologias que mudaram o trânsito.
Benefícios da tecnologia no trânsito
Longe do que muitas pessoas pensam, a tecnologia no trânsito vai muito além da aplicação de controle de velocidade e da punição por infrações.
A tecnologia é desenvolvida com o objetivo de facilitar e aprimorar a nossa vida cotidiana. Muitas vezes, a inovação tecnológica é o que motiva e promove mudanças de hábitos no trânsito.
Já imaginou como seriam as vias sem o semáforo e o radar de segurança?
O uso da tecnologia também ajuda a registrar informações e gerar estatísticas sobre as irregularidades no trânsito, permitindo o desenvolvimento de soluções para os problemas detectados.
- Minimizar os problemas como engarrafamentos, infrações de trânsito devido à má conduta e acidentes de trânsitos que podem acarretar até mesmo a morte.
- Maximizar as melhorias que já existem e promover a manutenção das boas condições de tráfego. O investimento em educação para os condutores também é uma das estratégias adotadas para aprimorar a segurança no trânsito.
Já é possível mensurar os resultados desse investimento. Os dados do Renaest apontam a diminuição de até 35 vezes no comportamento irregular de condutores em 2020.
Agora que você sabe como a tecnologia pode ser uma aliada do trânsito, vamos aos principais elementos que compõem esse sistema.
Tecnologias que aumentam a segurança no trânsito
Quando se trata de segurança no trânsito, ainda há um longo curso a percorrer. Nesse contexto, a tecnologia já contribuiu muito na diminuição de tragédias, cerca de 21% nos últimos 6 anos, segundo o G1.
Sabendo que a tecnologia é uma grande parceira da segurança, há aquelas que melhoraram e continuam a otimizar o trânsito e as que estão por vir para contribuir ainda mais. Confira!
Global Position System (GPS)
GPS é o sistema utilizado para obter medidas precisas de localização geográfica. O sistema revolucionou a locomoção e geolocalização das pessoas. Em automóveis, ele é amplamente usado por meio de mapas para definir percursos e rotas com facilidade.
Câmeras de Monitoramento
As câmeras ajudam o trânsito de diferentes formas. Uma delas é poder identificar e informar ao controlador que gere o semáforo como está o fluxo de automóveis. Assim, os semáforos podem se adaptar ao tráfego, respondendo de forma automática a situação do momento.
Além disso, esses equipamentos têm ajudado na segurança pública, na identificação de veículos roubados e com licenciamento e IPVA atrasados, por exemplo.
Optical Character Recognition (OCR)
Acoplada às câmeras de monitoramento, o OCR é responsável pelo reconhecimento e leitura de caracteres ópticos. Essa tecnologia Traz inúmeros benefícios ao tráfego e promete expansão. Uma pesquisa da Grand View revelou que esse recurso deve crescer 16% nos próximos anos e movimentará 26,3 bilhões de dólares até 2028.
Aplicado ao trânsito, o OCR age na leitura de placas de carros para fins de:
- Fiscalização de veículos.
- Identificação de irregularidades como veículos roubados e documentação pendente ou ilegal.
- IPVA atrasado.
No âmbito administrativo, o OCR permite que processos que exijam identificação de placas veiculares sejam otimizados com a diminuição das filas e um atendimento mais rápido.
5G
Desenvolvida desde o começo dos anos 2000 e implementada em meados de 2018, o 5G é um dos mais recentes impactos tecnológicos no trânsito mundial. Inicialmente cercada de especulações e dúvidas, essa tecnologia está se tornando realidade em muitas cidades do Brasil e do mundo atualmente.
O 5G é uma forma de conexão referente à quinta geração para redes móveis e de banda larga. Em quatro anos de atividade, o 5G entrega mais velocidade e estabilidade na transmissão de dados entre os dispositivos para atender o aumento do tráfego de dados e usuários conectados, e a necessidade de ter uma conexão estável sempre ao alcance.
A aplicação da tecnologia no trânsito pode ser percebida em exemplos como:
- Uso de mapas com atualização em tempo real que por si só desembocam na visão e evitação de acidentes, definição de melhores rotas, cálculo de distâncias e em estabelecimentos que podem ser encontrados no caminho.
- Acompanhamento de transportes públicos.
- Uso de aplicativos de transporte, entre outros.
As ações facilitadas pelo uso do 5G fazem parte de um elemento que ajuda a formar cidades inteligentes que pensam o desenvolvimento junto à sustentabilidade, tecnologia, crescimento e qualidade de vida em todos os seus aspectos.
Inteligência artificial na formação de condutores
A união entre modernidade e trânsito traz tanto sucesso que também é aplicada na formação de condutores. A inteligência artificial (IA) ganhou destaque no trânsito devido à versatilidade e eficiência não somente nas vias urbanas, prevenindo infrações e tragédias, mas também na emissão da CNH.
Nas vias, a IA atua na raiz de grande parte das infrações de trânsito: a conduta humana. Segundo a OMS, 90% dos acidentes de trânsito no Brasil são causados por fator humano.
Tendo isso em vista, a Amazon passou a testar uma ferramenta de inteligência artificial que identifica e prevê comportamentos humanos na direção. O resultado foi o seguinte: Em seis meses de uso, os acidentes diminuíram 48%; as violações de sinalização diminuíram 20%; e dirigir sem cinto de segurança diminuiu 60%.
A IA também está presente no período de emissão da CNH para aprimorar a formação de condutores brasileira. A formação de condutores precisa de sistemas responsáveis pelo monitoramento do processo conforme a legislação do órgão responsável — o DETRAN.
O SuperPrático, por exemplo, é uma plataforma digital que preza pelo cumprimento da legislação de trânsito ao certificar o processo de formação de condutores. A plataforma disponibiliza um conjunto de programas que viabilizam a realização de aulas e exames presenciais e virtuais, bem como a gestão da informação sobre candidatos, instrutores e veículos.
Para isso, o sistema utiliza algoritmos desenvolvidos especificamente para certificação das regras definidas pela legislação por meio da análise de imagens e dados coletados em cada etapa do processo.
Quer entender como acontece esse monitoramento? Conheça aqui o processo de formação de condutores.
Caroline Arruda
Posts relacionados
Todos os postsNão perca as nossas atualizações!
Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.