Privacidade e Segurança

Com a chegada da pandemia da Covid-19, fomos desafiados a usar largamente a tecnologia para nos adaptar ao novo cenário de isolamento social. Como meio de evitar a proliferação do vírus, as tecnologias principais nesse momento foram aquelas sem contato, portanto, touchless.  

Apesar de, hoje, este cenário estar mais ameno, muitas dessas tecnologias se popularizaram nestes tempos difíceis e provaram que vieram para ficar. As principais foram:

  • Pagamento online para entregas de diversos artefatos, como alimentação, em aplicativos de delivery, evitando o contato entre o cliente e o entregador;
  • Aplicativos que permitem aulas serem ministradas na modalidade remota, dando vasão às atividades de alunos e professores; 
  • Uso de reconhecimento de biometria digital Touchless. Com ele, é possível identificar as nossas digitais e validar nossa identidade sem a necessidade de sensores ou qualquer outra aparelhagem específica. 

Antes de entender como essa tecnologia funciona e se popularizou, precisamos entender o reconhecimento de impressões digitais.

Como funciona o reconhecimento biométrico por digitais?

A identificação de uma pessoa através de suas digitais é possivelmente uma das formas mais populares (e talvez uma das mais antigas também, sendo seu uso feito desde a pré-história) de validar a identidade de alguém.

Na realização do reconhecimento biométrico, um sensor especializado na leitura de digitais é comumente usado para identificar as singularidades das digitais. 

Normalmente, as impressões digitais nada mais são do que uma combinação única de diferentes formatos em pontos específicos das digitais. Nessa etapa, a informação será coletada e armazenada para usos futuros. 

Feito isso, sempre que for necessário reconhecer a pessoa cadastrada, ela fará uma nova leitura de suas digitais. O sistema comparará as minúcias desta captura com a anterior, se elas forem as mesmas, o resultado será que a biometria digital é compatível, e então, comprova-se a identidade do indivíduo.

Uma das grandes vantagens da biometria de digital é que ela é extremamente eficaz, simples, e normalmente envolve baixos custos! 

Apesar disso, a tecnologia Touchless nos permite dar um passo a mais nesses fatores, adicionando também uma camada extra de conforto por não ser preciso contato, afinal, uma tecnologia segura não precisa ser inconveniente.

O que é e como funciona a tecnologia Touchless?

Do inglês “sem toques”, o Touchless consegue reconhecer impressões digitais sem que seja necessário sequer toque físico.

A tecnologia brilhou durante a pandemia por ser uma alternativa segura de identificação de pessoas que não usa sensores ópticos, uma vez que o toque no aparelho, especialmente em ambientes de risco como hospitais ou academias, poderia facilitar a proliferação do vírus.

Diferente do reconhecimento por digital comum, a tecnologia Touchless é capaz de captar a biometria digital de uma pessoa usando câmeras fotográficas, incluindo as que estão presentes em nossos aparelhos celulares. 

Dessa forma, a extração da biometria pode ser feita de uma distância segura, sem que a pessoa encoste no aparelho. Depois disso, os outros passos para a validação de identidade serão os mesmos dos outros métodos de reconhecimento de digitais, mantendo, então, sua fidelidade e nível de segurança.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Como já mencionado, a ausência de contato que o Touchless oferece é um dos seus pontos mais fortes, mas está longe de ser o único. 

Outras vantagens que fizeram essa tecnologia prevalecer mesmo hoje em dia são:

  • Sem aparelhagem extra: uma vez que as câmeras dos celulares podem ser usadas para extrair a biometria digital, é abolida a necessidade de adquirir mais aparelhos, gerando menos custos que seriam gerados pela compra e manutenção deles.
  • Conveniência e acessibilidade: com a possibilidade de que o usuário use seu próprio aparelho para extrair seus dados biométricos, não é mais preciso ir a ambientes físicos.

Isso permite que essas operações sejam feitas no conforto de sua casa, inclusive que usemos nossa biometria como senha de contas. 

  • Fácil produção e manutenção: apesar de parecer uma tecnologia complexa, é possível produzir uma plataforma Touchless com rápida integração usando APIs e SDKs focados no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, seja em ambientes web ou mobile.

Conheça os usos mais comuns do Touchless

Tendo em vista os benefícios e versatilidade de uma plataforma Touchless, as possibilidades de seu uso são inúmeras. Conheça alguns dos usos mais comuns:

  • Onboarding digital biométrico: aplicações que desejam cadastrar seus usuários por meio de biometria digital usam essa tecnologia para abolir a necessidade da ida a ambientes físicos, permitindo que o usuário faça o cadastro usando seu celular no conforto de casa.
  • Validação de identidade no ambiente físico: estabelecimentos como hospitais ou bancos podem usar essa tecnologia para validar a identidade de seus clientes, como, por exemplo, na consulta de seguros, mantendo a segurança de suas operações.
  • Plataforma Passwordless: por ser uma tecnologia tão simples de usar e instalar, possuir um nível de segurança tão confiável, e poder ser usada com a câmera de celulares, é possível usar a tecnologia touchless para a criação de plataformas Passwordless (do inglês, sem senhas).

Com ela, sua biometria é usada como senha para acessar sua conta em determinado aplicativo em vez de palavras-chave, eliminando a burocracia por trás de recuperar uma senha esquecida ou bloquear uma conta que teve sua senha vazada.

Como posso desenvolver minha própria aplicação Touchless?

Com todas essas vantagens disponíveis, resta saber como adicionar essa tecnologia revolucionária em sua plataforma. 

O produto BioPass ID oferece APIs e SDKs que permitem o desenvolvimento de aplicações Touchless ou com outras modalidades de biometria sem a necessidade de grande conhecimento técnico, ou investimentos, para que você possa desfrutar também dessa ferramenta.

E você sabia que há vários tipos de biometria? Leia mais em nosso Blog. 

Author

Pedro Garrafielo

Trainee de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top