Certificação de processos

A gestão de frota pode ser entendida como o coração de um CFC. Usada pelas autoescolas durante as aulas práticas do processo de formação de condutores, a gestão de frotas é uma parte vital da estrutura dos CFC que, quando mal executada, pode causar prejuízos aos envolvidos. 

Sendo assim, é fundamental que o CFC faça um gerenciamento atento e inteligente que permita que toda essa ação seja feita da forma mais otimizada possível. 

E para expandir nosso entendimento sobre o conceito de gestão de frota, vamos entender melhor como ela funciona e sua aplicabilidade.

O que é gestão de frota

Como o próprio nome já diz, a gestão de frota é a administração dos veículos. Nesse artigo vamos abordar especificamente essa prática para centros de formação dos condutores, mas ela pode também pode se referir a outros estabelecimentos que possuam diversos veículos.

Para ser considerada boa, essa gestão precisa ser feita corretamente e de forma eficiente, pois ela vai produzir informações que determinarão pontos fundamentais das atividades do CFC.

Alguns dos pontos mais impactados pela gestão de frota são:

  • Capacidade da prestação de serviço: a depender da quantidade de veículos será possível identificar quantos alunos pode-se atender, quantas aulas podem ser ministradas, se essas aulas podem ser simultâneas e qual o itinerário essa aula vai seguir, dentre outros aspectos. 
  • Segurança: a gestão de frota permite que seja identificada a situação de cada item dela, e isso é importante pois um veículo em bom estado e com a manutenção em dia ajuda a garantir a integridade do instrutor e aluno durante a realização das aulas.
  • Qualidade: apenas veículos adequados ao processo de aprendizagem podem promover a formação correta de um condutor e permitir ao instrutor que ele possa realizar suas atividades com os recursos apropriados.

Uma vez obtidas essas informações, é importante lembrar que o que determinará o sucesso da administração de frotas é como esses dados serão geridos e aplicados.

Então, se você quer aderir ou otimizar uma gestão de frota, é necessária uma reflexão de como melhorar o que já é feito, o que pode ser implementado de novo e acompanhar de perto o dia a dia do que for feito.

Por isso é necessário ter profissionais capacitados e comprometidos com a empresa que sejam responsáveis por planejar e controlar os veículos visando o armazenamento de informações sobre cada um dos veículos como: quantidades, histórico de uso, percurso (quilometragem e rotas), consumo de combustível, entre outras.

Por que aderir à gestão de frota?

A gestão de frota poderá ser um grande trunfo para qualquer CFC, principalmente ao ter como guia a palavra economia, seja de dinheiro, tempo ou outros recursos.

A economia na gestão de frotas ajuda a otimizar e promover que todas as operações com os veículos sejam executadas da melhor forma possível, agregando aumento de produtividade e redução de custos.

Qual o papel da tecnologia nesse cenário?

A tecnologia atua como uma grande aliada em nossa sociedade e como essa prática não seria diferente. 

Em primeiro lugar, a tecnologia permite que os dados sobre as frotas sejam mais acessíveis e seguros. Por exemplo, em vez de um vulnerável papel escrito com as informações sobre os veículos, você as terá disponíveis em diversos aparelhos, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Além disso, há maior proteção dessas informações e a possibilidade de armazenamento por tempo indeterminado. Assim, os dados ficam protegidos da ação do tempo ou de mudanças no quadro de funcionários. 

Portanto, agregar dispositivos eletrônicos e programas/aplicativos para a gestão de frotas permite maior rapidez, segurança, dinamismo e por diversas vezes, mais economia e eficácia.

Como colocar tudo isso em prática?

Uma das plataformas que podem ajudar na gestão de frota é o SuperPrático. 

Durante a certificação da formação de condutores, é possível contar com duas ferramentas principais nesse gerenciamento: 

  • Painel web: uma ferramenta online da plataforma que reúne em um sistema funcionalidades que permitem registrar e gerir os dados sobre o veículo (placa, cor, ano, modelo, chassis), sobre o aluno que utilizou o veículo (nome, categoria, RENACH, entre outros) e sobre o instrutor que realizou a aula.
  • Módulos coletor/instrutor: nesses módulos é possível acompanhar dados sobre as aulas realizadas como o conteúdo programático, duração, itinerário, além de promover o cumprimento de requisitos determinados pelo órgão competente por gerir o trânsito do estado, como por exemplo a regra do cerco geográfico.

Ao conhecer essas informações, o gestor do CFC poderá acompanhar melhor a rotina da empresa, entender como os recursos estão sendo usados e, baseado nesses dados, tomar as melhores decisões para a autoescola.

Com essa prática todos ganham! O CFC melhora o desempenho, os colaboradores poderão produzir com mais facilidade, os alunos terão uma formação mais qualificada e a sociedade terá motoristas mais capacitados, e por consequência, teremos um trânsito cada vez melhor.

Quer ter mais praticidade na gestão de frota? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Author

Caroline Arruda

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top