Inovação e Tecnologia

Você já se perguntou como a tecnologia pode proporcionar inclusão social? Em um cenário composto por mais de 18 milhões de pessoas com deficiência (PcD) só no Brasil, os recursos e serviços assistivos desempenham um papel muito importante para a comunidade. À medida que a modernização tecnológica torna-se parte da rotina da sociedade, é natural que os PcDs também acompanhem esse movimento. 

A tecnologia assistiva (TA) foi criada para promover a autonomia, a segurança e o conforto desses indivíduos, além de facilitar o dia a dia. Um exemplo é o processo de obtenção da carteira de motorista. Nas autoescolas, o uso de ferramentas adaptadas asseguram que alunos com necessidades específicas tenham oportunidades equiparadas àqueles sem deficiência. Neste artigo, vamos entender como promover uma formação de condutores mais justa e segura por meio de tecnologias inclusivas.

Acompanhe!

O que é tecnologia assistiva

O conceito de TA foi estabelecido em 1988 nos Estados Unidos como um elemento jurídico da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407. No Brasil, o extinto Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), instituído pela Portaria n.° 142, de 16 de novembro de 2006, propôs a seguinte definição: "Tecnologia assistiva é uma área que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, buscando autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".

Em outras palavras, a tecnologia assistiva é definida como um conjunto de recursos e serviços voltados para proporcionar autossuficiência e integração às pessoas com deficiência. A finalidade é fazer com que essa parcela da população participe da sociedade e seja capaz de realizar atividades diárias de maneira equitativa em relação aos indivíduos sem deficiência. Para as autoescolas, isso significa a implementação de práticas e recursos que garantam a inclusão de todos, independentemente das habilidades ou limitações. Mas como isso é possível?

Tipos de tecnologia assistiva em autoescolas

O primeiro passo é reconhecer que medidas precisam ser tomadas. Muitas autoescolas ainda não estão preparadas para receber alunos com deficiência. Já existem alguns recursos para viabilizar uma formação igualitária a todos os candidatos. Confira quais são eles:

  • Simulador de direção: o recurso oferece um ambiente controlado e seguro para os futuros condutores praticarem as habilidades de direção. 
  • Veículos adaptados: estes veículos permitem que os alunos com deficiência dirijam em segurança, garantindo oportunidades inclusivas de aprendizado.
  • Softwares de treinamento: os programas com recursos em vídeos, gráficos e animações fazem com que o conteúdo teórico seja mais acessível para os candidatos à habilitação. 
  • Dispositivos tecnológicos: algumas ferramentas de acessibilidade realizam a tradução de texto digital em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que os alunos com deficiência acompanhem as aulas teóricas na língua nativa.

Benefícios da tecnologia assistiva nas autoescolas

Você já sabe que os recursos e serviços assistivos facilitam o aprendizado e proporcionam mais independência aos PcDs. Mas como integrar soluções que viabilizem esse cenário nas autoescolas?

Já existem tecnologias voltadas para a comunidade surda. O software se chama VLibras e está disponível no SuperPrático, plataforma responsável pela formação de mais de 1,5 milhão e meio de condutores.

A ferramenta traduz o conteúdo em português para a Língua Brasileira de Sinais. Isso garante que os surdos possam realizar todo o processo teórico para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A tecnologia é intuitiva e pode ser integrada a qualquer site e sistema online. Além de promover a autonomia, o software beneficia a sociedade como um todo, uma vez que a inclusão resulta em um trânsito mais justo e seguro. 

Desafios nas autoescolas

É sabido que um dos maiores obstáculos são os custos adicionais. Mesmo diante da Resolução do CONTRAN n.º 558, que tornou obrigatória a disponibilização de intérpretes de Libras por órgãos e entidades executivas de trânsito durante todas as etapas do processo de habilitação, a realidade é diferente.

Para superar obstáculos financeiros, o CONTRAN permite que a atuação de intérpretes seja substituída por tecnologias assistivas, desde que estas executem a interpretação de Libras de maneira eficaz. O VLibras foi desenvolvido em colaboração com pessoas com deficiência auditiva e intérpretes de Libras. Além disso, é uma solução acessível, uma vez que a ferramenta é oferecida de forma gratuita no SuperPrático. Isso quer dizer que, ao incluir a plataforma na rotina da autoescola, é possível proporcionar acessibilidade sem custo adicional

O software também foi aprimorado com base no feedback de pessoas surdas. Dessa forma, foi possível realizar melhorias na legibilidade, adicionar palavras específicas sobre trânsito e incluir opções de personalização, como legendas e customização do avatar.

Futuro das autoescolas

Ainda há um longo caminho a percorrer em relação à aplicação de tecnologias assistivas nas autoescolas. Mesmo assim, o futuro é promissor. Com a popularização da inteligência artificial (IA), já é possível considerar a implementação de mais recursos personalizáveis e novos tipos de softwares para outras deficiências. 

A realidade aumentada também é uma tendência. A tecnologia permite a sobreposição de sinais e informações, como placas de trânsito e alertas de segurança, em tempo real durante todo o treinamento de direção. Novas soluções de acessibilidade surgem a cada dia. Essas inovações, quando aplicadas de maneira estratégica, contribuem para uma sociedade cada vez mais equitativa e inclusiva.

Tecnologia assistiva na formação de condutores

Neste artigo, foi possível entender o que é tecnologia assistiva e como esse recurso desempenha um papel importante na promoção da inclusão e autonomia de pessoas com deficiência. Na formação de condutores, a TA garante um aprendizado mais justo, acessível e inclusivo aos alunos. 

Apesar da resistência à implementação de softwares assistivos, o VLibras vem para mostrar que a acessibilidade pode ser alcançada sem custos adicionais. Também apresentamos o SuperPrático, plataforma completa para a formação de condutores, com soluções que vão desde a aula teórica até o exame prático. 

Gostou do conteúdo? Então confira a atuação do VLibras na Formação de condutores surdos: conheça o papel do SuperPrático na inclusão.

Igor Miranda
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Igor Miranda

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