Gestão

Na adaptação da Vsoft ao modelo Paperless, o qual não utiliza nenhum papel no setor financeiro, algumas ferramentas foram essenciais para a implementação da técnica e garantia de ainda mais precisão nas informações que circulam no setor. 

Neste artigo, você aprenderá quais foram as ferramentas utilizadas e como elas nos ajudaram em nossos objetivos. Espero que seja útil para o seu negócio!

ERP (Enterprise Resource Planning) 

Primeiramente, usávamos um ERP — Enterprise Resource Planning —, termo que, traduzido para o português, significa Planejamento de Recursos Empresariais, um sistema de informação que contém todos os dados integrados aos processos que envolvem as diferentes tarefas dos setores que compõem a empresa, como vendas, finanças, estoque, recursos humanos, etc.

#DicaVsoft: não deixe de conferir o artigo e entender melhor o que é Paperless.

Logo, quando falamos sobre a gestão de controle financeiro, é preciso entender que é por análises realizadas com auxílio de relatórios, gráficos, acompanhamentos diários e planejamento estratégicos, que poderemos analisar se a empresa está se mantendo  ativa e saudável no meio corporativo, para atender aos seus objetivos. 

Dentro do oferecido pela maioria dos  sistemas, podemos perceber como a tecnologia nos auxilia de maneira tão precisa. Conheça onde você pode aplicar em seu negócio!

Cadastro de clientes 

Através do sistema utilizado pela Vsoft, por exemplo, é possível cadastrar um cliente ou um fornecedor, apenas informando o CPF ou CNPJ e, assim, o sistema buscará todas as informações necessárias na base da Receita Federal, trazendo um ganho de tempo gigantesco, quando antes precisaríamos digitar todos os dados pessoais, um a um.

Gestão de pagamentos

Em seguida, podemos citar a gestão de contas a pagar e receber, onde estão informações bastante valiosas para tomada de decisões por parte das gestões. 

É  através desse módulo, presente no sistema que utilizamos, que temos o controle de todas as contas a pagar. 

Também podemos aplicar vários filtros, um deles é por vencimento, que permite  um maior controle das obrigações assumidas pela empresa, desde as contas de consumo, pagamentos a fornecedores, até folha de pagamento e impostos. 

Assim, a inadimplência e a incidência de encargos ocasionados pelo não pagamento do título podem ser  evitadas. 

Anexo de documentos em um só lugar

Aqui entra mais uma praticidade do sistema que utilizamos. Nele, conseguimos anexar os documentos relativos aos pagamentos, como, por exemplo, o anexo da fatura do telefone, o comprovante de pagamento e a solicitação de pagamento, caso exista. 

Esta foi uma das grandes vantagens que tivemos para dar continuidade ao projeto que assumimos, o Paperless, mencionado no começo deste artigo. 

Conheça a solução feita para ajudar o setor financeiro interno

Gestão de contas

Na gestão de contas a receber, temos uma participação que é fruto nosso. 

A Vsoft mais uma vez inovou e criou uma solução interna de integração através de um serviço próprio, onde todo o controle de contas a receber, oriunda do nosso sistema SuperPrático, chega automaticamente para o ERP, alimentada através desse servidor. 

 Sabia que a automatização, além de inovar e nos ajudar, ela pode aproximar pessoas? Descubra como clicando no link. 

Então tudo que é gerado relacionado aos pagamentos dos nossos clientes, vem diretamente para o nosso sistema, confirmando a facilidade que proporciona a nosso controle e acompanhamento.

Notas fiscais

O mesmo ocorre com a geração de notas fiscais. Já imaginou gerar, manualmente, cerca de 2000 (duas mil) notas por mês? 

Pois é, aqui na Vsoft, o nosso lema é facilitar e como uma boa empresa tech, usamos tecnologia em tudo, por isso envolvemos mais uma API, que da mesma maneira que a citada anteriormente, integra todos os valores recebidos e suas respectivas notas fiscais com o nosso ERP.

Categorização

O que pode ser visto apenas como mais uma conta a pagar, vai muito além de um pagamento.

É através do sistema ERP que utilizamos que conseguimos classificar e categorizar cada despesa realizada pela empresa. Com ele, temos o levantamento do quanto gastamos com, por exemplo, telefonia, internet, colaboradores, benefícios e até o cafezinho com biscoito que está na Copa. 

Isso mesmo, cada item é minuciosamente classificado por área e é assim que podemos apresentar resultados concretos a cada gestor, para que juntos possamos estabelecer as melhores estratégias a serem utilizadas pela empresa.

Conciliação bancária

Por fim, há a famosa conciliação bancária, local onde temos o controle e conferência de entradas e saídas comparadas aos extratos bancários. Até mesmo ela é feita de maneira automatizada!

Os bancos nos fornecem arquivos que podem ser importados no sistema e, assim, podemos fazer o cruzamento  dos lançamentos e saldos e efetuar as correções, caso existam, trazendo ainda mais consistência e maior assertividade aos processos.

Na Vsoft, não basta ser uma empresa de tecnologia. Aqui vivemos imersos nesse espetacular mundo que traz cada vez mais inovação a todas as áreas, favorecendo análises cada vez mais precisas, sempre com o intuito de elevar o crescimento, controle financeiro e a rentabilidade da empresa.

Author

Juliana Cunha

Analista de Controladoria e Finanças

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top