Pesquisa

Em um mundo que está em constante evolução, as empresas que não se atualizam acabam sendo deixadas para trás, afinal, a cada dia surgem novas necessidades, concorrentes e diferenciais de mercado que demandam posicionamentos mais estratégicos. É aí que o investimento em pesquisa e desenvolvimento torna-se ainda mais relevante.

Aqui na Vsoft, por exemplo, mantemos um setor dedicado à pesquisa, valorizando os princípios da inovação. No entanto, para entendermos melhor os benefícios trazidos pelo setor de pesquisa dentro de qualquer empresa, precisamos começar entendendo a sua função. Falaremos sobre isso a seguir.


O setor de pesquisa dentro de uma empresa

Indo além do significado simples de pesquisa que conhecemos no nosso dia a dia, que está relacionado a leitura de materiais para descoberta de um novo conhecimento, a pesquisa no âmbito dos negócios surge com o intuito de identificar necessidades, oportunidades e tendências de mercado.

Nesse processo, são buscadas informações relacionadas a um caso de estudo (criação de novos processos, tecnologias ou solução de problemas, entre outros motivos), ou seja, a equipe atua com o intuito de obter o máximo de conhecimento acerca de uma situação, incluindo dados sobre como funcionam as soluções na área - caso já existam soluções semelhantes, avaliação dos testes necessários e identificação dos caminhos de pesquisa que devem ser seguidos para, de fato, entender ao máximo o que já existe a respeito de determinado tema para, assim, conseguir atingir com excelência o objetivo definido no momento do estudo do caso.

O trabalho parte de um escopo bem definido do problema a ser solucionado e o próximo passo do pesquisador é realizar testes básicos, aumentando a complexidade até conseguir atingir com excelência o objetivo definido no estudo do caso.

Desenvolvimento da pesquisa

Ao longo da pesquisa são testadas técnicas existentes e técnicas novas. No entanto, só testar não é suficiente. É necessário realizar uma coleta de dados para comparação e, então, demonstrar o quão eficiente ou ineficiente é aquela solução e a partir daí, decidir o que é necessário aperfeiçoar.

Nesse momento também é extremamente importante analisar e coletar dados sobre como será a implantação dessa solução, o que será necessário ter ou desenvolver, como será feito e o quanto deverá ser investido em mão de obra. Essas informações serão fundamentais para a tomada de decisão, inclusive da gerência, acerca da implantação daquela solução.

Por fim, o setor de pesquisa criará o produto final que será passado para a parte operacional da empresa (suporte, desenvolvedores, time de sustentação etc.) que fará função de implantar a solução e avaliar se existem mais correções a serem feitas, como, por exemplo, correção de alguma chamada de função para melhorar a integração com um sistema já existente.

Importância para inovação

A necessidade da inovação é bastante clara para as empresas se manterem no mercado competitivo, mas nem sempre elas conseguem manter o ritmo de inovação constante, principalmente se já possuem produtos no mercado, já que é comum dar mais atenção a fazer a manutenção do que já existe, devido à urgência dos clientes atuais, deixando de lado os esforços para investir em novidades.

Além de trazer pessoas mais capacitadas para realizar testes, coleta de dados, validações etc, a criação de um setor específico para pesquisa também divide as tarefas permitindo uma dedicação maior. Assim, o time de desenvolvimento só precisa se preocupar com a demanda de manter o sistema atual, enquanto o time de pesquisa se preocupa com a pesquisa e criação do produto que será repassado para o desenvolvimento implantar.

Na Vsoft, o time de pesquisa se divide em duas equipes: pesquisa de software e pesquisa de hardware, permitindo, assim, que a empresa consiga inovar em duas frentes simultâneas.

Enquanto a pesquisa de software desenvolve inteligências artificiais precisas e eficientes, o setor de pesquisa de hardware desenvolve dispositivos embarcados, o que permite, inclusive, uma integração entre soluções. Um exemplo prático disso é que uma inteligência artificial criada pela pesquisa de software pode analisar dados coletados pelos sistemas embarcados criados pelo setor de hardware, trazendo uma solução ainda mais robusta.

Com a atuação desses times especializados, a Vsoft consegue estar sempre inovando e se renovando não só nos processos que já possuem, mas também em outras áreas do mercado, agarrando as oportunidades de crescimento e trazendo, assim, benefícios não só para a empresa, mas também para os clientes que sempre terão acesso a tecnologias de ponta e às melhores soluções para suas necessidades, tendo assim grande satisfação com a contratação.

Desafios do setor pesquisa

O setor de pesquisa traz desafios diferentes de um simples desenvolvimento, pois os prazos das atividades e acompanhamento de cada fase são definidos de formas completamente diferentes de outros setores onde existe um problema e uma solução bem definida, pois neste setor, muitas vezes, é necessário criar alguma solução que ainda não existe, ou seja, ainda não se sabe ao certo quais dificuldades são apresentadas.

Mesmo em casos em que se deseja criar uma versão melhorada de um produto que já existe, ainda estamos falando de uma atividade complexa devido à falta de informações - que muitas vezes não são divulgadas ou são mantidas sob sigilo empresarial - sendo assim igualmente complicado definir alguns dados que possam guiar a pesquisa, a exemplo do prazo para conclusão dos testes, pois ainda não se sabe quantos testes são necessários até que se encontre a solução ideal.

Muitas vezes o caminho da pesquisa se assemelha a andar por uma estrada com pouca ou nenhuma iluminação. Às vezes conseguimos dar passos mais rápidos e outros são mais lentos e cuidadosos por causa das incertezas que existem no caminho, da dificuldade de se estimar prazos, da falta de entendimento sobre como acompanhar atividades, entre outros desafios.

Por isso, a gerência das equipes de pesquisa se torna também desafiadora, sendo necessário sempre estar experimentando novos métodos, adaptar métodos antigos para a realidade do setor trabalhado e, claro, validando a eficiência para conseguir extrair o máximo aproveitamento das pesquisas, de forma que não tomem mais tempo do que o necessário e atinjam sempre com excelência o objetivo.

Apesar dos desafios existentes na área da pesquisa, colocar uma equipe especializada em coletar informações, estudar soluções, realizar testes com coleta e documentação de cada teste se torna essencial para empresas que querem estar sempre inovando, assim como a Vsoft, para se posicionar um passo à frente dos concorrentes, trazendo cada dia mais satisfação aos clientes da empresa e tornando os processos mais eficientes e eficazes.

Acompanhe outros conteúdos sobre tecnologia, pesquisa e inovação no blog da Vsoft.

Author

Moisés Cavalcanti

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top