Inovação e Tecnologia

O Governo da Paraíba conquistou o primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, no ranking de ofertas de serviços digitais no Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF - GTD.GOV. A conquista, baseada no Governo Digital, conta com a nossa expertise, responsável por grande parte das soluções digitais adotadas pelo Estado.

Além do primeiro lugar na categoria, a Paraíba também alcançou a 7ª posição no ranking nacional geral e tais resultados são reflexos do novo posicionamento adotado pelo governo estadual, que definiu metas prioritárias para transformação digital com o intuito de oferecer serviços públicos de qualidade para o cidadão, em menor espaço de tempo, a fim de melhorar a vida de todos que dependem do Estado.

Boa parte das soluções digitais adotadas pela Paraíba foi desenvolvida por nós, que utilizou suas tecnologias de inteligência artificial e biometria para levar mais eficácia à prestação de serviços públicos e oferecer mais segurança aos dados dos cidadãos paraibanos.

GTD.GOV - O grupo foi criado pela Associação Brasileira de Entidade Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad) com o objetivo de olhar a transformação digital sob a ótica de negócios de governo e pela tecnologia.

Soluções da Vsoft

A parceria entre Vsoft e o governo estadual foi iniciada ainda em 2018, quando o Portal da Cidadania com serviços para a população foi lançado. O portal reúne informações e serviços sobre mobilidade, lista de unidades de saúde e delegacias, pesquisa de preços de cestas básicas e combustíveis, pagamento e agendamento de serviços, informações sobre cultura, esporte, turismo e outros.

De lá pra cá, a parceria já rendeu mais de 13,5 milhões de acessos ao Portal — conforme dados coletados até junho de 2021 — e garantiu que 107 serviços distintos, de 28 órgãos, fossem acessados digitalmente pela população paraibana.

Além disso, a Paraíba conta com o Governo Digital, que também tem envolvimento da marca e engloba todo o ecossistema e iniciativas para digitalização da gestão e do atendimento ao público. Estamos falando de uma série de soluções que buscam otimizar recursos e tornar a oferta de serviços mais qualificada e eficiente. Por isso, os paraibanos podem contar com uma plataforma única de autoatendimento base.

Mas, não para por aí. Em 2019, a Vsoft também foi responsável pelo lançamento do chatbot Tia Maria, que atua como assistente virtual do Portal para solucionar dúvidas dos usuários através da inteligência artificial. Trata-se de um canal de comunicação eficiente que facilita o atendimento ao público e conduz os usuários para os serviços de interesse.

Em 2020, meio à pandemia, foi hora de lançar o Orçamento Democrático Digital, uma alternativa virtual para as plenárias físicas que permitiu a participação dos cidadãos e da equipe do governo para a tomada de decisões importantes da administração estadual.

Em todos os casos, a expertise da Vsoft busca oferecer mais segurança para os usuários e mais assertividade para a administração pública, já que soluções, como o Governo digital, também incluem a identificação inequívoca do cidadão como fundamento principal para oferta de serviços públicos de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro.

RG Digital

Uma das iniciativas mais robustas, fruto da parceria com a Vsoft, foi lançada no mês de junho. Trata-se do RG Digital, um aplicativo que transforma o documento físico de identificação em um documento digital


Ele oferece mais praticidade e segurança para o cidadão, reunindo mais de 20 documentos, além do próprio RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e carteira de trabalho, e também permite que os dados administrados pelo Estado sejam padronizados. Saiba mais sobre ele no blog da Vsoft.

SOS Mulher

Desde 2015, a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba conta com o SOS Mulher, um sistema que integra o programa Mulher Protegida, que busca prevenir, fiscalizar e adotar nos casos de agressão a mulheres.

A iniciativa consiste na entrega de um dispositivo para mulheres que contam com alguma medida protetiva. Nele, um botão de pânico, em 4 faixas de gravidade, pode ser acionado para sinalizar diretamente para a polícia que o agressor pode estar próximo à residência da vítima ou agredindo e a constrangendo. Saiba mais sobre a tecnologia.

Conheça mais sobre os serviços digitais da Paraíba e acompanhe as novidades e tecnologias da Vsoft seguindo a gente no Linkedin.


Author

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top