Inovação e Tecnologia

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação é o sonho e necessidade de muitos brasileiros, afinal, poder dirigir vai muito além da comodidade, já que também significa garantia de emprego para grande parte da população. O processo, porém, é conhecido pelas várias fases, passando pelas aulas teóricas e práticas, exame teórico até a avaliação final do condutor através do exame prático.

No período de pandemia, em que muitos serviços precisaram ser adaptados, presenciamos, também, limitações no desenvolvimento do processo para habilitação do condutor, afinal, estamos falando de uma série de aulas e provas que, até então, dependem muito do atendimento presencial.

E foi pensando nisso que muitas soluções surgiram no mercado com o intuito de facilitar o processo tanto para o poder público, por meio do DETRAN, quanto para os cidadãos e autoescolas envolvidas no trâmite.

É o caso do SuperPrático Exame Teórico, um software especializado desenvolvido pela Vsoft para a realização de provas teóricas do DETRAN online com toda a segurança necessária e que pode ser aplicado ao processo de qualificação do condutor.

Quando as provas online ganham espaço

Como já explicado no início deste artigo, a pandemia trouxe a necessidade de adaptação para diversos nichos de mercado, inclusive para o setor educacional, englobando escolas e universidades, bem como instituições prestadoras de concursos públicos e de avaliações para exames de ordem e qualificação profissional.

Neste cenário, a prova online chega como um fôlego ao mercado que, até então, buscava soluções para dar andamento à avaliação de alunos, candidatos e profissionais em diferentes certames, e que agora encontram benefícios importantes para todos os envolvidos.

Para se ter uma ideia, a partir de tecnologias como o Exame Teórico da Vsoft é possível executar provas em diferentes níveis de dificuldade e de personalização, contando com tecnologia capaz de detectar comportamentos duvidosos e possíveis fraudes. Na prática, isso significa mais segurança para a avaliação dos estudantes, mais agilidade operacional, novas possibilidades de atuação para as empresas e, até mesmo, redução de custos.

Exame teórico do Detran: novas possibilidades online

No cenário dos serviços públicos, o DETRAN também pode se beneficiar das soluções para realização de exames online, já que os serviços de 1ª habilitação ou renovação da CNH demandam um atendimento eficaz e célere por possuir muitas etapas que vão sendo executadas de forma gradativa.

Desde 2020, porém, a determinação dos lockdowns nos estados tem afetado o funcionamento desses órgãos, acarretando suspensão das atividades presenciais e, consequentemente, afetando a realização de exames teóricos e práticos.

Para se ter uma ideia, em março de 2021 estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo precisaram suspender as provas teóricas do DETRAN. Outros, como a Paraíba, tiveram que reduzir significativamente os agendamentos de serviços relacionados à CNH.

Por que essas medidas precisaram ser adotadas? Porque grande parte dos estados ainda conta, apenas, com o agendamento online das provas teóricas, mas mantêm a realização do exame teórico de forma presencial.

Em contrapartida, a boa notícia é que, diante de novas soluções do mercado, já é possível evitar estes problemas e permitir que o aluno agende a prova teórica e possa fazê-la no CFC (Centro de Formação de Condutores) ou até mesmo em casa, com toda a segurança que o processo avaliativo requer.

E não é só isso. As aulas teóricas exigidas para a qualificação do aluno também podem ser realizadas em ambiente online com a ajuda de softwares especializados, como o SuperAula, ideal para autoescolas que precisam promover os conhecimentos sobre legislação de trânsito antes do agendamento do exame.

Solução de Exame Teórico da Vsoft

A solução desenvolvida pela Vsoft foi pensada para a execução de provas online de forma inovadora, utilizando inteligência artificial. Nela, é possível realizar o monitoramento remoto para garantir a autenticidade do candidato, por meio da biometria, e proporcionar um ambiente seguro contra fraudes.

No SuperPrático Exame Teórico cada candidato é monitorado durante a realização do exame para identificação de comportamentos suspeitos e indícios de fraudes. Além disso, ele permite uma auditoria detalhada e toda a gravação do exame para a análise posterior. A atuação humana para supervisão da aplicação das provas também é um dos diferenciais, oferecendo um processo sem falhas que gera benefícios para as instituições e alunos.

A tecnologia avançada por trás do software já monitorou dezenas de milhões de horas de aula e exames, tendo gerado mais de 3 milhões de alertas de possibilidade de fraudes, tornando-se um recurso essencial para o mercado. Conheça outros destaques a seguir.

Autenticação de candidatos

Identificar se é realmente o candidato que está realizando o exame é um ponto primordial para garantir a idoneidade da avaliação. Com o Exame Teórico, qualquer risco de falsa identidade é eliminado, já que o software utiliza autenticação por reconhecimento facial no login e durante a execução do exame.

Para garantir a eficácia desse recurso, a Vsoft utiliza a tecnologia de reconhecimento facial que é marca registrada da empresa e que já realizou mais de 40 milhões de validações, contando com nível militar de segurança.

Ambiente seguro

Como garantir que o candidato não irá consultar outros aplicativos no computador para responder às questões da prova? Essa é uma questão solucionada pelo software, que bloqueia automaticamente as funções do sistema operacional do computador, evitando que o candidato altere entre outras telas e aplicações.

Monitoramento por Inteligência Artificial

E se você se perguntou se é possível consultar livros ou outras pessoas enquanto o candidato realiza a prova, a resposta é não. A inteligência artificial da solução monitora todas as ações dos candidatos para detectar qualquer ação suspeita, como olhar para o lado, conversar com outras pessoas, observar o aparelho celular, além de captar ruídos e criar registro de alerta para cada possível fraude.

Fácil integração através de APIs

Dentro da realidade dos DETRANs, a solução pode ser facilmente incorporada ao banco de dados do órgão, permitindo que as informações do cidadão em processo de avaliação sejam integradas à plataforma. Com isso, a validação biométrica se torna ainda mais eficaz, permitindo que o usuário logado possa verificar direto na plataforma, por exemplo, a data e horário agendados previamente com o DETRAN para a realização do exame.

Gostou do conteúdo? Você pode conhecer mais sobre o recurso de Exame Teórico da Vsoft e entender todo o potencial da plataforma completa para autenticação de candidatos e monitoramento da execução de exames.

👉 Veja mais informações sobre as funcionalidades do SuperPrático Exame Teórico em nosso vídeo.

Author

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top