Saiba como funciona a prova prática do Detran
A etapa prática é considerada a mais tensa e finaliza o processo de aquisição da CNH. Após as aulas teóricas e práticas, vem a parte de colocar em ação todo o esforço desempenhado ao longo de meses de dedicação.
Para saber mais sobre as etapas anteriores, não deixe de ler:
Entenda o Exame Teórico do Detran e como se dar bem na prova
Como acontece a certificação da Aula Teórica do Detran?
Agora vamos ao que interessa!
Como funciona?
O aluno, já aprovado na etapa teórica, é direcionado pelo CFC a colocar à prova todo o aprendizado estudado anteriormente, a começar pela aula prática.
Aula Prática
Para esta etapa, o aluno terá sua agenda preenchida com os conteúdos, datas e horários das aulas, e conhecerá os seguintes temas:
- Conceitos Básicos;
- Aprendendo a Conduzir;
- Aprendizado da Circulação;
- Condução Segura;
- Parada e Estacionamento.
Chegada a hora da aula prática, o aluno será acompanhado por um responsável do CFC, professor ou instrutor, que avaliará o aluno e ficará atento a todo momento.
No decorrer da aula, o professor irá avaliar o candidato através de notas, registrando-as de maneira online, através do aparelho “Instrutor”.
O tempo de hora-aula para o curso prático varia de acordo com a categoria, sendo:
- Para a categoria 4 Rodas (carro) poderá ter o tempo de 20 horas/aula, para processo inicial;
- Para a categoria 2 Rodas (moto) poderá ter o tempo de 20 horas/aula, para processo inicial;
- Para processo de classificação (C,D e E) poderá ter o tempo de 20 horas/aulas;
- Para o processo de adição, são necessárias 15 horas/aula.
Como realizar as aulas práticas?
Bom, agora que o aluno já possui seu agendamento com data/hora e o professor que irá acompanhá-lo, o instrutor e o candidato saem no veículo selecionado pelo CFC. O candidato deve estar posicionado no banco do motorista e o professor no banco do passageiro, orientando-o.
Em todo início de aula, é disponibilizado dois aparelhos: Coletor e Instrutor.
Na execução da aula, o professor terá em mãos o Aparelho Instrutor, no qual ele inicialmente irá inserir seus dados, os dados do candidato e o valor inicial do hodômetro, dando início à aplicação que irá notificar toda avaliação do aluno no percurso da aula.
Veja como funciona no exemplo abaixo:
Com ambos dentro do veículo, o aparelho é fixado na parte central do carro para capturar as imagens do instrutor e candidato, coletando suas biometrias faciais em todo o trajeto ou no momento da aula. O aparelho fixo é chamado de Aparelho Coletor.
Conheça-o abaixo:
Para veículo em duas rodas, o processo é praticamente o mesmo. O candidato se posiciona em uma motocicleta com o Aparelho Coletor acoplado no cano da direção voltado a sua face, onde ficará no momento da aula, registrando as imagens faciais.
O instrutor deverá acompanhar toda a aula, orientando e avaliando o aluno através do seu Aparelho Instrutor.
Após o término das aulas, o instrutor coletará as imagens finais do professor e aluno e finalizará a aula. Assim que realizado o procedimento, o que foi coletado será automaticamente enviado para o sistema SuperPrático, que aguardará seu processamento de validação, caso esteja dentro do padrão.
Para conhecer o passo a passo referente ao procedimento de abertura de aula, veja o artigo Monitoramento para aulas práticas de direção.
Conheça os aparelhos utilizados na etapa prática
Aparelho Instrutor para veículos de duas ou quatro rodas:
Aparelho Coletor utilizado no veículo quatro rodas:
Aparelho Coletor utilizado no veículo duas rodas:
Realização da prova prática
Após a conclusão da aula prática pelo CFC, será agendado um dia e horário para a realização da prova prática dentro das dependências do DETRAN.
Essa aula consiste na avaliação do candidato como condutor. Nesse momento, é disponibilizado um veículo para o candidato que, sozinho, passará pelas etapas no DETRAN.
Dentre elas estão o posicionamento do condutor como: velocidade, meia embreagem, manobras com o veículo, baliza, garagem, ré e principalmente a atenção do condutor.
O resultado do exame, positivo ou negativo, sai na hora!
Dicas para se sair bem na prova
A etapa prática é a última que separa o candidato à condução da CNH. Portanto, ter dicas para superar o nervosismo e encarar bem a prova prática nunca será demais.
Separamos algumas:
- Não vá realizar a prova com dúvidas. Observe bem o instrutor em toda a aula e se atente a suas observações;
- Treine bem os seus pontos fracos, converse com seu instrutor;
- Tente reduzir a sua ansiedade;
- Descanse bem no dia anterior;
- Conheça o carro que irá realizar as manobras;
- Esteja sempre atento aos detalhes;
- Realize as ações devagar.
Com essas dicas e seu aprendizado, você sairá bem na prova! Boa sorte e espero que esse tema tenha ajudado você a ser um novo condutor.
Nielson Angelo
Posts relacionados
Todos os postsNão perca as nossas atualizações!
Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.