Certificação de processos

No trânsito, a atenção de um condutor em uma via urbana ou não, é de extrema importância, seja para ele mesmo, quanto para um pedestre. Um pequeno desvio no olhar, pode ser fatal.  

Visto isso, é preciso reforçar o que já é dito nos CFCs (Centro de Formação de Condutores). Estas instituições são responsáveis por formar condutores responsáveis, seguindo a legislação e propagando boas práticas, como:

  • Sempre observar ao seu redor.
  • Analisar bem o ambiente.
  • Saber utilizar todos os espelhos do veículo (retrovisores), vidro frontal e traseiro. 
  • Sempre estar atento enquanto estiver em locomoção, pois com senso de perigo, o condutor consegue se preparar para eventos não desejáveis.
  • Mantenha sempre um distanciamento veicular de no mínimo 1,5 m entre o carro à frente, ou motociclistas, ou ciclistas etc. 
  • Saiba como e quando ultrapassar outro veículo. 
  • Prestar bem atenção a toda a sinalização. 
  • Respeitar as leis estaduais e federais de trânsito.

Com o interesse de fortalecer o aprendizado do condutor e o(a) fazer seguir a legislação, foi implantado o sistema SuperPrático, disponível para dar o devido suporte tanto ao DETRAN quanto ao CFC.  

Para isso, foram criados dois módulos de cursos, o Teórico e o Prático. Vamos conhecê-los?

SuperPrático - Etapa Teórica 

A ferramenta do SuperPrático, para a etapa do Exame Teórico, prepara o condutor para conhecer as normas implantadas pelas leis de trânsito. Atualmente, o curso é 100% online, mas nem sempre foi assim. 

O curso está em execução desde 2019, porém, com a aparição da covid-19, houve uma readaptação dos meios de transmissão das aulas, transferindo o processo presencial para o virtual e permitindo que as autoescolas seguissem suas atividades em meio à crise.

A partir daí, os CFCs puderam ministrar suas aulas de forma 100% online, seguindo as normas exigidas pelo ministério da saúde, preservando a saúde do estabelecimento e dos alunos. 

Quando matriculado, o aluno consegue ser cadastrado e inserido no sistema SuperPrático pelo CFC, possibilitando o agendamento e a realização do cronograma de aulas online, contendo informações como: dia, horário, professor e disciplinas. 

Nesse momento, também é cedido o acesso ao aplicativo Pilotar, no qual o aluno poderá acompanhar todo o seu processo de formação, do início ao final do curso. Além disso, o aplicativo conta com as dúvidas mais frequentes que podem ser sanadas com uma breve apresentação. 

Com o agendamento da aula realizado pelo CFC, o aluno terá acesso à plataforma SuperAula através de seu computador ou aparelho móvel. 

O SuperAula é a plataforma em que as aulas virtuais acontecem, onde os alunos podem ter contato direto com o instrutor, bem como os assuntos que serão abordados. Nela, também são registrados e monitorados todos os rendimentos do aluno para que sejam enviados para avaliação junto ao órgão competente. 

Esses rendimentos são colhidos quando há um tempo de conectividade do aluno em sala de aula igual ou superior a 90%, e que conste a abertura, validação aleatória e fechamento da aula dentro do horário agendado. Após isso, conforme aprovação dos candidatos, os alunos ficam aptos à próxima etapa: as aulas práticas.

SuperPrático - Etapa Prática

Na parte prática do curso, o aluno adquire experiência através da execução do aprendizado adquirido no curso teórico. 

Portanto, é nesse momento que o aluno/condutor estará nos primórdios de sua condução, necessitando do acompanhamento do instrutor quando estiver em deslocamento, o qual deverá notificá-lo de maneira assertiva para que não cometa infrações futuras.

Para isso, dentro do veículo são disponibilizados 2 (dois) aparelhos de uso remoto: o aparelho Coletor e o aparelho Instrutor.  

Aparelho Coletor é aquele que registra as imagens do percurso das aulas. Fica localizado no painel do veículo, seja para 2 (duas), ou seja, para 4 (quatro) rodas, sempre bem posicionado para que o aparelho consiga registrar a pessoa ou as pessoas no veículo.

Imagem do Aparelho Coletor para 2 Rodas.
Imagem do Aparelho Coletor para 4 Rodas.

O aparelho Instrutor é responsável pela abertura e fechamento das aulas, coletando os dados do aluno. Também compete-lhe a inserção da avaliação do aluno, realizada no ato da aula pelo professor/instrutor.

Imagem do Aparelho Instrutor para 2/4 Rodas.

Ao final de cada aula, esses aparelhos, conectados à uma rede de internet, se comunicam entre si e repassam as informações que, posteriormente, serão enviadas ao sistema SuperPrático para passar por uma avaliação completa.

Caso haja alguma imprudência na aula, o próprio sistema notificará e a aula passará por  análise ou verificação. Quando a aula é consolidada com sucesso, a aula passa a ser contabilizada junto ao processo inicial do aluno. 

Porém, quando a aula apresenta alguma irregularidade em sua execução, se faz necessária uma reposição até que a aula seja validada e compensada no sistema.

O processo inicial de um aluno deve ser concluído com a quantidade de aulas teóricas e práticas, conforme a exigência do órgão competente de seu estado. 

Após a conclusão de todo o curso teórico e prático com êxito e aprovação, o aluno recebe sua CNH provisória e posteriormente a fixa, tornando-se condutor responsável por seus atos no trânsito.

Com isto, a segurança de um condutor em vias públicas torna-o apto como um bom motorista e também como um cidadão que conhece e segue as leis implantadas pelo estado e até mesmo por outros países, tornando o trânsito mais pacífico e fluido.

Para isso, as soluções do SuperPrático estão presentes durante todas as etapas do processo de formação de condutores, para certificar o cumprimento pleno com alta tecnologia, a fim de aprimorar a formação de condutores com segurança e confiabilidade.

Acessa a plataforma e conheça as soluções do SuperPrático.

Author

Nielson Angelo

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top