Pesquisa

O desenvolvimento de novas tecnologias e o melhor domínio possível das demais disponíveis no mercado de identificação de pessoas e certificação de processos, além da área de IoT, é uma atividade constante na Vsoft, principalmente pelo fato de termos um setor focado em pesquisa científica.

Com parcerias muito importantes com as Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), a Vsoft mantém equipes dedicadas ao desenvolvimento e criação de tecnologias, como o Vsoft Lab, iniciativa da Vsoft que tem o propósito de gerar autoridade no mercado em que atua.

O investimento possibilita à empresa uma força no mercado, tornando-a mais competitiva e qualificada, pois os produtos entregues aos nossos clientes são de total conhecimento de nossos desenvolvedores, do início aos processos de melhoria contínua e atualização com o que há de mais moderno no mercado. 

Assim, também atraímos excelentes pesquisadores das universidades mencionadas para trabalharem na Vsoft, fazendo o que gostam dentro do universo corporativo e privado.

Vsoft Lab

O laboratório de pesquisa da Vsoft, chamado de Lab, é dividido em duas áreas: pesquisa de software e pesquisa de hardware.

Pesquisa de Software

Essa área se debruça na pesquisa e desenvolvimento de algoritmos de reconhecimento facial, impressões digitais, palma de mão, entre outras pesquisas ligadas à identificação de pessoas, tanto para os produtos Vsoft, quanto para utilização como ferramentas internas das equipes de produção e suporte. 

Pesquisa de Hardware

A área de Hardware desenvolve os mais diversos tipos de pesquisa em redes de comunicação, segurança da informação e qualidade de todo dispositivo eletrônico entregue pela Vsoft aos seus clientes.

Além disso, desenvolve dispositivos IoT (Internet of Things ou, em português, Internet das Coisas) e placas de circuito impresso para monitoramento em tempo real de aulas práticas de direção.

Abaixo estão alguns dos vários produtos do nosso portfólio, por exemplo:

SuperPrático Exame Prático

Para o Exame Prático, produto da plataforma SuperPrático, foi desenvolvido um hardware de telemetria veicular, cuja placa eletrônica é instalada em um veículo de forma a não interferir nas características construtivas originais, isto é, não oferece nenhum risco às condições originais do veículo. 

Esse dispositivo coleta informações sobre diversos itens de qualquer veículo automotivo comum de 4 rodas, utilizados em provas práticas para expedição de carteira nacional de habilitação:

  • Ajuste do retrovisor, lado do motorista, esquerdo;
  • Ajuste do retrovisor, lado do passageiro, direito;
  • Ativação de seta esquerda;
  • Ativação de seta direita;
  • Ativação de freios;
  • Freio de mão;
  • Presença de cinto de segurança;
  • Acionamento de marcha ré;
  • Abertura de porta do motorista;
  • Velocidade de deslocamento do veículo;
  • Valor de rotação do motor;
  • Leitura de sinais de trânsito através de câmera instalada no para-brisa;
  • Identificação do carro através de leitura do chassis;
  • Estado da chave de ignição do veículo;
  • Detecção de estancamento do veículo.
Placa IEPx4
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)

A placa acima é um exemplo de tecnologia desenvolvida pelo Vsoft Lab.

Além da total propriedade intelectual desta placa, a Vsoft possui a segurança necessária para aplicação do eletrônico em qualquer veículo, devido à total compreensão de sua equipe técnica.

Não apenas da totalidade do hardware, mas também de todos os softwares e firmwares (programas desenvolvidos para serem executados dentro do processador da placa em questão) que operam com esta placa.

Outro projeto em desenvolvimento pela equipe do Lab Hardware é um equipamento que possibilita a utilização de uma webcam simples, dentro do automóvel. 

A câmera é capaz captar as imagens de dentro do veículo e enviá-las ao celular via wireless, sem a necessidade de ligar a mesma ao celular via cabo. 

Para chegar a essa proposta, foi necessário pesquisar todas as soluções de câmeras disponíveis no mercado e  suas características como: preço, qualidade de imagem, quantidade suficiente no mercado para aplicação em todos nossos clientes, dentre outras características técnicas levantadas por nossos times de Pesquisa e Mercado.

Representação 3D de Placas eletrônicas da solução super câmera.
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)
Caixa plástica projetada para proteger placas eletrônicas e facilitar instalação.
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)
Webcam instalada no hardware desenvolvido demonstrando a facilidade da instalação pelo cliente.
(Fonte: Acervo Vsoft Hardware)

A motivação do projeto surgiu após demandas dos próprios clientes, onde o objetivo foi simplificar o produto e reduzir a necessidade de um smartphone como coletor de dados durante as aulas práticas, otimizando a solução como um todo.

Assim, a Vsoft encaminhou a sugestão para o Departamento de Pesquisa em Hardware para iniciar a pesquisa e desenvolvimento do protótipo da solução.

Inicialmente, foram levantadas todas as especificações para a instalação de uma webcam no sistema SuperPrático, assim, abrindo a possibilidade de guardar o celular dentro do carro ou até mesmo no bolso do instrutor. 

Foram feitas pesquisas, protótipos e experimentos em bancada e no carro de testes do setor, para comprovar a segurança, funcionalidade e atendimento a todas as situações que podem ocorrer em uma aula prática.

Um exemplo seria quando o condutor deixa o carro morrer. Nessa situação, o circuito não poderia desligar nem ser alimentado por uma bateria, pois não seria seguro ficar instalada definitivamente dentro do carro, nem poderia ficar ligado ininterruptamente, o que descarrega a bateria do carro em longos períodos parados. 

Também foram feitos testes de engenharia para segurança térmica, proteção contra curto-circuitos e sobrecargas, e atendimento às normas de segurança automotiva da SAE (Society Of Automotive Engineers).

A pesquisa de Hardware vai além do que se vê em prática nos produtos da Vsoft. O trabalho dos times de pesquisa, tanto de Hardware quanto de Software, são constantes. 

Ter um setor interno dedicado a pesquisas, garante  antecipação de soluções e inovação no mercado em que se coloca. 

Além disso, estar sempre gerando conhecimento prático e útil em suas equipes de engenheiros, projetistas e analistas, transforma a mão de obra em não apenas extremamente qualificada, mas também antenada às inovações tecnológicas, que são cada vez mais rápidas e valiosas para empresas de tecnologia.

Author

Kleber Oliveira

Analista de Pesquisa Desenvolvimento de Hardware

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top