Certificação de processos

Desde o surgimento da COVID-19 (SARS-CoV-2), o futuro dos CFCs é uma incógnita para o mercado de trânsito e para a própria mobilidade urbana. Uma das dúvidas mais recorrentes é como funciona o monitoramento de aula remota em CFCs neste período de crise global.

Não só para este setor, como também para quase todos os outros que dependiam da presença física de um profissional para o cumprimento de suas atividades. Sendo assim, além da impossibilidade de operar no modelo presencial, muitas empresas tinham outro ponto em comum: a necessidade de adaptação.

Foi diante desse cenário que a área de TI (Tecnologia da Informação) ganhou visibilidade e teve sua importância notada como indispensável, pois foi ela que proporcionou e garantiu que várias outras áreas não parassem de funcionar.

Desde sempre, a Vsoft trabalha na produção de soluções tecnológicas de ponta, e é esse passo a frente que permitiu que, neste período de restrição, fôssemos pioneiros na entrega de soluções para o nicho de CFCs (Centros de Formação de Condutores), o qual faz parte daqueles que não puderam dar continuidade às aulas presenciais para emissão de CNH.

#DicaVsoft:conheça as tecnologias que modernizaram o processo de formação de condutores.

Com a necessidade do distanciamento, a plataforma SuperAula (SA) nasceu para permitir o seguimento de aulas práticas e teóricas, as quais já eram monitoradas pela Vsoft antes mesmo que precisassem operar remotamente.

Em maio de 2020, apenas 2 meses após a explosão dos casos de Covid-19, iniciamos as transmissões on-line através da plataforma, reforçando a importância do investimento constante na superação e otimização das práticas tecnológicas.

Começamos a transmitir no estado de Goiás, primeiro estado a aderir o modelo de aulas teóricas virtuais. Hoje, estamos presentes em 11 estados do país.

SuperAula

O SuperAula (SA) é uma plataforma de aulas virtuais em que os candidatos à CNH assistem às aulas em tempo real, ministradas por instrutores devidamente credenciados nos DETRANs de cada estado.

Fazendo uso de computadores ou smartphones, os candidatos conseguem assistir e interagir nas aulas on-line ministradas por instrutores dos CFCs, possibilitando a continuidade do processo de emissão de CNH para milhares de pessoas, com segurança, qualidade, autenticidade e privacidade.

O sucesso do SuperAula foi tamanho, a ponto de mesmo após a liberação das aulas teóricas presenciais em alguns estados, a plataforma continuou sendo adotada como modelo EPC (Educação Presencial Conectada), pelo conforto e segurança que oferece.

Como funciona na prática?

Assim como outras ferramentas de streaming, o SA funciona como uma sala virtual, em que instrutores e candidatos interagem on-line.

Para utilizar a plataforma são necessários alguns pré requisitos, como:

1. O uso de computadores ou smartphones com acesso à internet. As aulas podem ser acessadas através de um navegador ou de um aplicativo próprio, disponível para os sistemas Android e IOS.

2. Por se tratar de aulas ministradas de modo online e em tempo real, os instrutores e candidatos precisam dispor de uma conexão estável e de qualidade para não haver prejuízos nem na transmissão, nem na recepção do conteúdo. 

Antes do lançamento do SA, alguns testes de qualidade foram realizados para garantir a plena execução do serviço oferecido. Após a conclusão de todos os testes, chegamos a um mínimo desejado quanto ao hardware e software, para que não houvesse nenhum problema no uso da plataforma.

Por isso, é exigido que este mínimo requerido seja respeitado e utilizado, para que o funcionamento ocorra perfeitamente.  
Sempre destacamos todos estes requisitos técnicos para cada cliente que adere ao nosso serviço.

3. Como se tratam de aulas contratadas, de cunho particular, a aula precisa ser agendada com antecedência pelo CFC, bem como com o instrutor e os candidatos, respeitando as regras que constam nas portarias de cada estado.

Uma vez que todos os pré-requisitos estão alinhados, o instrutor poderá realizar a abertura da sala de aula virtual e os candidatos agendados para aquela aula poderão ingressar na sala virtual.

Neste modelo, possuímos a Certificação por Inteligência Artificial (IA), com uso de um exclusivo módulo de análise dos dados coletados durante a aula para verificação de conformidade com a legislação.


A plataforma é segura mesmo?

A plataforma trabalha em um ambiente com transmissão segura, criptografia de ponta a ponta e armazenamento dos dados em nuvem, conforme determina a legislação.

Antes mesmo da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (LGPD) passar a ser oficialmente exigida em território nacional, a Vsoft já buscava trabalhar com o mais alto nível de segurança da informação, tendo em vista a sensibilidade dos dados de milhares de pessoas com os quais trabalhamos diretamente.

Garantimos a confidencialidade e privacidade dos dados coletados, bem como a qualidade do serviço prestado, com o compromisso de constantemente realizar melhorias no que diz respeito à segurança da informação, sempre atendendo e nos adequando às normas da LGPD.

Agora que todos os requisitos e dúvidas estão sanadas, como proceder?

Quando tudo estiver pronto e devidamente cadastrado no DETRAN de seu estado e no SuperPrático, resta apenas ingressar na plataforma e dar início à jornada de emissão de CNH.

Para te ajudar nisso, separamos um passo a passo para nada dar errado. Confira:

imagem
1- Acesse o site da SuperAula.
2- Selecione o estado.
3- Selecione a opção que se encaixa em você, instrutor ou Aluno.
Obs.: a versão para smartphones é direcionada apenas para alunos.
imagem
4- Insira seu CPF.
5- Realize a validação facial. Neste ponto, será requerido acesso à câmera, a qual precisa ter seu acesso liberado.
6- Verifique o agendamento e clique para ingressar na aula, quando estiver disponível.

Para registrar a entrada na sala, será solicitado mais uma validação facial, o que chamamos de “validação inicial”.

Durante a aula, instrutores e candidatos poderão ser convocados para realizar validações faciais. Quando isso ocorrer, um pop-up surgirá na tela e precisa ser confirmado. Chamamos isso de “validação aleatória”, a fim de validar a presença dos alunos no decorrer da aula.

Ao final da aula, haverá mais uma validação, para que seja registrada a saída da sala, e esta chamamos de “validação final”.

Em menos de 2 anos no mercado, o SuperAula já conta com:

+2.500 CFCs cadastrados e que utilizam a plataforma.

+300.000 turmas remotas, com média de 30 candidatos por turma.

Alto índice de aprovação, aproveitamento e aceitação.

Com constantes melhorias e adaptações para a realidade dos CFCs, bem como dos candidatos, o SuperAula vem crescendo e ganhando cada vez mais força neste segmento, se tornando a mais completa e segura plataforma de aulas teóricas virtuais.

Com nossa atuação também no módulo prático, pudemos participar da formação de mais de 1.400.000 (1 milhão e 400 mil) candidatos à CNH, sempre garantindo a integridade nos processos que realizamos.

A Vsoft continua aprimorando os seus serviços continuando com o empenho de sempre para oferecer as melhores experiências para quem usa nossas aplicações e serviços!

Acesse o site do SuperPrático e conheça mais sobre as nossas soluções para a formação de condutores.

Author

Marcelo Soares

Analista de Suporte Técnico

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top