Certificação de processos

O processo de formação de motoristas é composto por muitas etapas com o mesmo fim: a emissão da CNH. É um processo que leva tempo e que para muitos é sinônimo de burocracia. No entanto, para conquistar a licença para dirigir, é necessário certificar que todas as etapas foram concluídas a fim de garantir um processo seguro

A segurança é um pilar quando se trata de conduta no trânsito, afinal envolve a integridade física tanto de condutores, quanto de pedestres. Por isso, a certificação de condutores precisa confirmar que o aprendizado das regras de trânsito foi assimilado.

Neste contexto, os conceitos de segurança e burocracia se misturam e precisam ser desmistificados. 

Segurança e burocracia na formação de condutores

Neste contexto, sentir segurança é saber que o produto ou serviço adquirido é confiável. Alguns quesitos que trazem esse sentimento são:

  • Ser realizado por profissionais certificados.  
  • Saber que os dados usados serão bem protegidos.
  • Saber que há um cuidado com o fluxo que estamos inseridos. 

Para ter todas essas garantias, uma série de processos, ferramentas, agentes capacitados, órgãos regulamentadores, dentre outros pontos, são necessários. Com tantos elementos requisitados para atingir a segurança, é fácil confundi-la com a má burocracia, contudo existe um abismo entre as duas.

Perceba que falamos má burocracia, pois precisamos diferenciá-la entre a necessária e a excessiva, uma vez que caiu no consenso popular uma definição pejorativa que a associa com algo moroso, mas essa concepção não é a certa.

O termo burocracia é etimologicamente uma fusão de termos franceses e gregos que se referem inicialmente à administração pública. Com o tempo e a associação comumente feita à falta de eficiência do serviço público, o significado da palavra adquiriu uma conotação negativa. 

No entanto, por definição, a burocracia só visa estabelecer normas que racionalizam, organizam processos, trazem transparência e equidade a todos os envolvidos.

Em contrapartida, ao vermos alguns anúncios que dizem em letras garrafais: “SEM BUROCRACIA”, associamos a um sinônimo de facilidade e rapidez e esquecemos que  pode ser também um sinônimo de fragilidade.

Quando trazemos esse raciocínio para o nicho da certificação de motoristas, a segurança se torna literalmente vital.

Requisitos para a formação de um bom motorista

Entre alguns dos principais pontos necessários para a formação de um bom motorista estão:

  • A participação do aluno nas etapas teóricas e práticas do processo.
  • Aprendizagem do conteúdo exigido por lei.
  • Assistir o número mínimo de aulas exigido, com os parâmetros corretos. 
  • Realizar os exames requisitados.
  • Ter aula em empresas certificadas.

Atender a esses pontos promove a segurança do processo de obtenção da CNH. Para atingi-los, precisamos de dispositivos que ajudem na gerência de processos e acompanhamento de alunos.

É nesse intuito que sistemas certificam o cumprimento das regras definidas na legislação. Para isso, há funcionalidades no processo de certificação que cumprem as exigências dos órgãos regulamentadores:

  • Painel web com usuário e senha para que só pessoas autorizadas possam acessá-lo.
  • Validações biométricas de entrada, saída e aleatórias que fazem a verificação da identidade de alunos e instrutores.
  • Gerência de conteúdo programático para garantir que os alunos assistam à quantidade de aulas corretas e sobre todos os assuntos determinados pelo órgão regulamentador.
  • Cerco geográfico para cumprimento da legislação.
  • Alerta para evitar possíveis tentativas de fraudes.

Com tantas ações necessárias, é normal associar a um processo cansativo e por vezes burocrático. No entanto, todas elas são fundamentais para uma boa prestação de serviço por parte do Centro de Formação de Condutores (CFC) e para a boa educação do candidato. 

Escolha a segurança em primeiro lugar

Por meio da compreensão do real significado de burocracia e da necessidade de assegurar o processo altamente delicado que envolve a emissão da CNH, você pode perceber que a quantidade de ações vinculadas não são excessivas, demoradas ou desnecessárias. 

Pelo contrário, são dispositivos de segurança e inteligência que fazem toda a diferença no resultado da formação de um condutor. A segurança junto à responsabilidade de motoristas poupa vidas todos os dias.

Se hoje achamos o processo burocrático, certamente é porque não o conhecemos antes da tecnologia. A tecnologia foi responsável por desburocratizar em grande parte a certificação segura de condutores e agregar resultados significativos ao processo. 

Quer entender mais? Leia o artigo: Tecnologia e a desburocratização na emissão de CNH.

Author

Caroline Arruda

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top