Inovação e Tecnologia

Com a pandemia, empresas passaram a adotar o trabalho remoto e a grande maioria do sistema de escolas e faculdades foram forçados a ofertar a educação à distância para dar seguimento a suas atividades. A biometria facial colaborou muito para que essa realidade fosse possível, por agregar segurança e praticidade.

Diante desta grande mudança de realidade, o mundo virtual recebeu um fluxo de pessoas nunca visto. Assim, não demorou muito para que nossos dados se tornassem um alvo para agentes maliciosos que desejam roubá-los.

Os casos de ataques cibernéticos no Brasil aumentaram em 220% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano anterior, em que o home office ainda não tinha se estabelecido como alternativa para o distanciamento social para a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Mesmo com a flexibilização do uso de máscara e os aumentos nas taxas de imunização, que permite a volta ao presencial, o trabalho remoto demonstra que veio para ficar. Segundo uma pesquisa liderada pela Microsoft, 58% dos trabalhadores brasileiros desejam migrar para a modalidade remota ou híbrida de trabalho em 2022. 

Por isso, surge uma enorme preocupação com a segurança dos nossos dados pessoais, bem como os dados sigilosos das empresas.

O que é a biometria facial e como ela pode atuar a favor de nossa segurança?

Foi pensando em reforçar a segurança de nossos dados que o acesso por biometria facial foi criado. Com este meio, mais moderno e seguro, os dados de uma conta só podem ser acessados pelo indivíduo que possui as características biométricas ali registradas, específicas e únicas.

A biometria facial utiliza uma tecnologia que grava as características cada indivíduo, detalhes que, combinados, não são apresentados em nenhuma outra pessoa, como:

  • Distância entre os olhos.
  • Tamanho do nariz. 
  • Tamanho dos lábios.

Desta forma, ao criar uma conta, o indivíduo realiza uma captura de sua face em tempo real. Quando quiser realizar o acesso a sua conta novamente, basta fazer uma nova captura de seu rosto – se os dados biométricos forem compatíveis com o registrado, significa que o proprietário da conta é quem está realizando este acesso e, portanto, ele será liberado.

Quais as vantagens de usar a biometria facial como forma de acesso?

Segurança

Conforme dito, a biometria facial é um método mais seguro do que as senhas convencionais, uma vez que apenas o indivíduo portador das características biométricas requeridas poderá acessar dados confidenciais. 

Com a biometria, um agente malicioso não tem a possibilidade de, por exemplo, tentar “chutar” a senha de acesso. Ele sequer será capaz de aplicar um golpe enganando sua vítima a passá-lo seu acesso, já que estas características biométricas são impermutáveis.

Conveniência

A biometria facial é um componente pertencente ao seu corpo, ou seja, você não precisa decorar sua biometria facial, como precisaria decorar uma senha ou passar pela burocracia de tentar recuperar uma senha esquecida, tampouco precisa carregá-la consigo, como carregaria um cartão ou uma chave. 

O único requisito que será necessário para realizar uma validação biométrica de face é um aparelho que possa realizar a captura de seu rosto, como uma câmera, que está presente na grande maioria dos smartphones e notebooks. O restante é feito automaticamente pelo sistema de validação biométrica.

Além disso, por se tratar de um processo automático sem qualquer trabalho manual, uma validação biométrica é muito mais rápida que outros meios convencionais de acesso.

Praticidade

A implementação de um sistema de validação biométrica robusto e seguro na verdade pode ser feito de forma rápida e fácil, com serviços já prontos para serem integrados à sua solução.

O BioPass ID é uma solução baseada em nuvem que funciona por meio de operações que realizam tarefas como cadastrar a face de um indivíduo ou comparar a biometria de uma face com a que foi vinculada a uma conta já existente, com um simples trecho de código que pode ser adicionado ao código-fonte de seu software. 

Ele possui APIs e SDKs que permitem uma integração multi-plataforma a um sistema já existente sem grandes esforços. 

Assim, pode-se ver que uma medida preventiva, como a adição de uma camada extra de proteção, pode proteger sua empresa e seus clientes de prejuízos catastróficos causados por vazamento, roubo, ou sequestro de dados.

Além disso, também pode facilitar a vida de agentes e usuários. que precisam acessar seu sistema diariamente, de forma eficiente e rápida, com uma experiência customizada e que se adapta às necessidades de sua empresa.

Assim, seus dados ficam mais protegidos de agentes maliciosos que alvejam as vulnerabilidades de segurança em nossos acessos para roubar nossas informações e invadir nossos sistemas.

Conheça gratuitamente a eficiência e praticidade que só a biometria pode oferecer. Baixe as demos do BioPass ID e aproveite.

Author

Pedro Garrafielo

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top