Certificação de processos

O tempo está passando depressa e o mundo quer cada vez mais praticidade, rapidez e agilidade. Com isto, se faz necessário estar atualizado conforme as exigências desta nova geração. Devido a essa evolução, foi reformulada a já conhecida Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que agora poderá atender também como CNH Digital.  

A CNH Digital nada mais é do que a carteira de habilitação disponível em seu aparelho celular! 

Em junho de 2022, a CNH Digital entrou em vigor, quando os DETRANs (Departamentos Estaduais de Trânsitos), começaram a emitir esse novo formato. De lá para cá, o uso da CNH Digital só vem aumentando e atualmente já é utilizado por mais de 60 milhões de brasileiros, ou seja, corresponde a 77% dos condutores.

Você sabia?

A Carteira Digital de Trânsito possui, atualmente, mais de 10 milhões de downloads, com mais de 2,46 milhões de avaliações, segundo o Google Play Store.

Nele, você tem acesso às versões digitais da sua CNH, licenciamento do veículo ou o CRLV (Documento do veículo), e ambos com o mesmo valor legal dos documentos impressos.

Você também pode habilitar notificações como avisos de vencimento da CNH ou recall do seu carro, bem como consultar infrações de trânsito cometidas, para vencimento e pagas.

Fonte

Qual a diferença entre a CNH Convencional e a CNH Digital?

A única diferença entre as versões é que uma é documento físico e o outro é digital. A versão eletrônica possui a mesma validade jurídica da física. 

Como identificar as permissões para dirigir? 

As permissões de direção são representadas por duas letras: 

  • P = Provisória
  • D = Definitiva

Como emitir a CNH Digital? 

A CDT (Carteira Digital de Trânsito) é a evolução da CNH Digital, pois se trata de um aplicativo para dispositivos móveis em que, para ter acesso, basta baixá-lo no seu smartphone, disponível nos sistemas iOs e Android.

O documento digital está disponível para aqueles condutores que renovaram ou emitiram a primeira, ou segunda via da habilitação após junho de 2022, porém, ela é opcional. O motorista/condutor poderá optar pela carteira física ou digital. 

Caso meu celular seja roubado ou perdido, o que fazer com a CNH Digital? 

Nestes casos, o condutor deverá entrar no site do DETRAN de seu estado e bloquear a CNH Digital. 

Quando estiver com um novo número de telefone, deverá procurar novamente o DETRAN para recadastrar. Com a portabilidade para o mesmo número, basta voltar ao site do DETRAN e desbloquear do conforto de casa.

Instale a CNH Digital seguindo este passo a passo: 

  1. Baixe e instale o aplicativo CDT/Carteira Digital de Trânsito, disponível através das lojas de aplicativos: Apple Store (iOS) ou Google Play (Android); 
  2. Preencha o cadastro solicitado;
  3. Efetue a primeira validação através do link que será enviado ao e-mail cadastrado;
  4. Faça login no aplicativo após a validação do usuário (CPF e senha);
  5. Adicione o documento clicando no ícone “+”, localizado no canto superior direito;
  6. Escolha como modo de validação do documento “Pelo Celular” e aponte a câmera do aparelho para o QR Code que se encontra na parte interna da sua CNH física;
  7. Em alguns casos o aplicativo pede o CEP onde a CNH está registrada, basta preencher;
  8. O aplicativo habilitará a câmera frontal para comprovar que o usuário é realmente o titular do documento que está sendo cadastrado. Responda às indicações solicitadas nesse momento;
  9. Insira o número do celular no qual o aplicativo está instalado;
  10. Por fim, crie uma senha de 4 dígitos que dará acesso às informações contidas no documento cadastrado.

Quais vantagens de possuir uma CNH Digital? 

  • Praticidade: o acesso ao documento pode ser feito facilmente mesmo sem conexão à internet. Hoje o celular é um objeto indispensável no dia-a-dia dos brasileiros, então, sempre está em mãos;
  • Segurança: por não portar a CNH física, o motorista evita a perda do documento e ainda garante mais segurança por haver solicitação de acesso como, por exemplo, com senhas ou com reconhecimento de impressões digitais, ou da face;
  • Requisitos internacionais de identificação: é possível utilizar o documento em países estrangeiros com mais rapidez no acesso às informações do condutor, pois traz a tradução simultânea nas línguas espanhola e inglesa.  Além disso, possui o código internacional, o mesmo utilizado em passaportes; 
  • Combate à fraude: nesta nova versão há alterações gráficas semelhantes às feitas com notas de dinheiro, a fim de dificultar possíveis falsificações.

Como a Vsoft ajuda com a CNH Digital?

A Vsoft é indispensável na aquisição da CNH Digital, pois todo o processo para emiti-la é realizado e acompanhado pelo sistema SuperPrático.

Das primeiras aulas até a certificação e obtenção da habilitação do aluno/condutor, o SuperPrático fica responsável pela certificação das etapas, tanto teóricas quanto práticas,  para que o condutor esteja apto para a direção. 

Conheça as soluções do SuperPrático!

Author

Nielson Angelo

Analista de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top