Inovação e Tecnologia

Não é novidade que o avanço da tecnologia mudou nossa forma de consumir. Nos últimos anos, trocamos as carteiras, muito usadas para guardar notas de dinheiro, por contas digitais, as quais, em geral, podem ser acessadas a qualquer momento, sendo necessário apenas conexão com a internet e uma chave de acesso, a biometria.

Hoje em dia, as contas digitais se tornaram rotina. No entanto, essa transição não ocorreu do dia para a noite. Neste artigo, você vai entender como a biometria proporcionou que transações bancárias pudessem ser feitas diretamente pelo celular de forma segura.

Contas digitais vieram para ficar?

Há pouco menos de uma década, era difícil de imaginar que poderíamos pagar uma conta apenas apontando a câmera do celular ou enviar dinheiro a um familiar instantaneamente e sem custo algum.

O que hoje é comum para milhões de pessoas, no Brasil, só foi permitido em 2016. Foi com a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) que os bancos digitais puderam iniciar suas atividades no Brasil.

De lá para cá, em apenas 6 anos, os brasileiros se tornaram destaque mundial na rápida adesão ao digital. Pesquisas revelam que o Brasil está entre os 3 países com maior número de usuários de contas bancárias digitais, ficando à frente de gigantes econômicos como os Estados Unidos. 

Enquanto vizinhos latinos, como Chile, possuem 90% da população ainda ligada a um banco tradicional como principal instituição financeira, 73% das movimentações bancárias no Brasil são digitais. São 7 em cada 10 transações!

Além disso, em 2022, foi revelado que, pela primeira vez, o número de abertura de contas bancárias digitais superou as tradicionais. 

E não para por aí, pelo menos é o que os números dizem. Diante de tantos dados expressivos, algumas dúvidas chegam a nossa mente, por exemplo, o que o futuro nos reserva?

O futuro das transações bancárias digitais

De acordo com um levantamento da Juniper Research, os pagamentos realizados pela internet através de autenticação biométrica terão um crescimento de 365% até 2027 quando comparado à previsão de 2022, e podem chegar a movimentar US$ 1,2 trilhão no mundo inteiro. 

Dessa forma, o futuro previsto indica que o crescimento, atestado nos estudos divulgados este ano, representa apenas o começo do sucesso das transações bancárias digitais que, ao que tudo indica, vieram para ficar.

Superar os números dos bancos tradicionais e em tão pouco tempo não é simples. Esse crescimento acontece devido os inúmeros benefícios vistos nos bancos digitais. 

Praticidade 

Dentre as qualidades dos bancos digitais e que certamente atraiu e atrai muitas pessoas é a praticidade em ter uma conta digital na palma da mão. 

Dar adeus às filas das lotéricas para pagar contas e abandonar as senhas de banco foi um alívio para milhões de pessoas que precisavam lidar com as burocracias bancárias.

O que antes representava um dia inteiro, hoje foi transformado em alguns minutos e até mesmo segundos. 

Baixo custo

Outro grande atrativo das contas digitais é a diminuição de custos. No Brasil, os bancos digitais chegaram com a ideia de isentar alguns custos, a título de exemplo está a anuidade zero, proposta pelos primeiros bancos digitais. Anteriormente, além de gastar tempo para concluir suas atividades, a população ainda pagava uma taxa mensal para manutenção da conta. 

Várias transações também tiveram seus custos reduzidos ou anulados com a chegada do digital. As transferências bancárias, quando feitas para o mesmo banco em que se tinha a conta, possuíam a opção de pagamento gratuito.

Pix 

Nascido em 2020, o Pix, em menos de 1 ano de operação, se tornou um meio de pagamento consolidado, o que por si só atesta sua aceitação pelo povo brasileiro. 

Com ele, a barreira entre os bancos foi flexibilizada, pois se tornou possível transferir valores, dentro do limite estipulado, entre bancos diferentes e o melhor de tudo: sem custo.

Democratização

A inclusão também é um diferencial dos bancos digitais. Ao proporcionarem custos mínimos ou até mesmo nulos, exigindo apenas conexão com a internet, as contas digitais se mostram mais acessíveis às pessoas de baixa renda, devido a sua praticidade e isenção de custos. 

Diante de tantos benefícios, parece ser uma escolha inquestionável trocar a conta burocrática e tradicional pela facilidade da conta digital. Então, o que falta para que os bancos digitais se tornem o principal canal financeiro, não apenas no Brasil, mas globalmente? 

A pesquisa feita pela Accenture indica que o principal dilema dos bancos digitais ainda é uma falta de confiança. Quando se trata de nossas economias, mudar a forma como essa relação se comporta é delicado e pode despertar incertezas, principalmente ao mencionar vantagens tão grandiosas como as citadas anteriormente. 

A falta de conhecimento e interação com outros seres humanos ainda é um empecilho para potenciais clientes de contas digitais.

Qual a relação entre biometria e contas digitais?

Quando se trata de confiança, a Vsoft entende bem. Sempre comprometida com a inovação digital, a empresa percebe o aumento e a revolução ocorrida após diversos serviços serem transferidos para o meio digital e está ligada nisso.

Tendo em vista os desafios de relacionamento que os bancos digitais têm, a tecnologia biométrica surge como um dos principais contribuintes na revolução das contas digitais ao conquistar a confiança dos atuais usuários e ser um potencial proposição daquilo que é tão buscado pelos potenciais clientes.

Por ter sua tecnologia baseada em elementos únicos a cada ser humano como as palmas das mãos e os traços faciais, a biometria pode ser usada em diversas funcionalidades e etapas das contas digitais, como:

  • Onboarding Digital: para garantir que a abertura de contas ocorra corretamente, trazendo tranquilidade para o cliente e a satisfação do banco em prestar um serviço seguro, é preciso apostar em uma tecnologia de alto nível. 

Utilizando APIs que minimizam as chances de erros na criação de contas digitais, as soluções da Vsoft permitem que um processo remoto, sem intervenção humana, tenha segurança semelhante à experiência presencial.

Quer saber como? Acesse nossa página de Soluções e leia mais sobre os nossos serviços. 

  • Autenticação de usuários: atualmente, a biometria é o principal meio utilizado no controle de acesso às contas, unida a outras camadas de proteção como código PIN ou outros tipos de biometria. 

Com as imagens (para biometria facial) e digitais (para acesso por impressão digital) cadastradas no onboarding, o acesso às contas se tornam mais seguros, pois, a partir de um bom cadastro, as chances de roubo de identidade e fraude são mínimas. 

Ao saber que o que foi cadastrado será fielmente utilizado para autenticar e identificar o verdadeiro usuário da conta, a confirmação de transações é realizada com muito mais êxito, rapidez e tranquilidade.

Conhecendo, de forma descomplicada e aplicável, a potência da biometria e como a pesquisa científica, executada dentro da Vsoft, está sempre em busca de transformar as tecnologias em mais seguras, fica fácil de manter a confiança ou até mesmo de dar uma chance para a inovação trazida pelas contas digitais.

Author

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top