Inovação e Tecnologia

O que o Império Romano e a biometria têm em comum?

Acredita-se que há mais de dois mil anos, o então imperador romano Júlio César, preocupado com a segurança de suas mensagens de cunho militar, utilizou um método de criptografia que constava em substituir cada letra pela letra seguinte do alfabeto, com um número fixo de vezes, por exemplo:

Se o número fosse três, a letra A se tornaria D, ou seja, a terceira letra após, tal qual B se tornaria E, C se tornaria F, e assim sucessivamente. Esse método de criptografia, em sua homenagem, foi chamado de Cifra de César.

Se há dois mil anos a segurança e sigilo da informação já eram pontos importantes, hoje em dia, com a popularização da internet, onde nossos dados estão em constante fluxo, essa preocupação se torna ainda maior.

Por sorte, diferente de Júlio César, podemos contar com tecnologia moderna para proteger nossos dados e informações. Uma dessas tecnologias, que vem emergindo fortemente nos últimos anos, é a utilização da biometria como ferramenta de proteção. 

Com ela, podemos escolher quem pode acessar determinado conteúdo ou mesmo um ambiente físico, como uma sala ou um prédio.

O que é a biometria e como ela pode ser usada para nos proteger?

A biometria nada mais é do que nossas características físicas, únicas entre cada um de nós, portanto, podem ser usadas para nos identificar. Alguns exemplos de características biométricas que podem ser usadas nessa identificação, por terem padrões únicos, são:

  • Rosto
  • Digitais
  • Íris
  • Voz

Como pode ser notado, existem diversas características que podem ser usadas para nos identificar, até mesmo a orelha de recém-nascidos.

Leia mais sobre:

Tipos de biometria: conheça os principais

Vsoft desenvolve biometria de orelha para recém-nascidos

Dessa forma, ao registrar as informações das pessoas com permissão para acessar determinado conteúdo ou local, podemos aprimorar a segurança das informações sigilosas e das pessoas que usufruem do mesmo ambiente, barrando agentes maliciosos, que não terão a permissão necessária.

Onde a biometria é utilizada para nos proteger?

Assim como Júlio César podia controlar quem acessava suas mensagens secretas, contando apenas para as pessoas de confiança como funciona seu método de criptografia, nós também podemos controlar o acesso de nossas informações pessoais.

A título de exemplo, tem-se a conta no banco, com uma barreira de proteção em que apenas você, o portador das suas características biométricas, pode acessar.

Além disso, outras aplicações para a biometria como método de identificação e proteção são:

  • Controle do ponto de funcionários em uma empresa;
  • Controle de acesso de clientes em uma academia;
  • Acesso de moradores em um condomínio;
  • Identificação para compras em lojas e supermercados com autosserviço.

Dessa forma, nota-se que é possível utilizar a biometria, tanto no mundo físico quanto no digital, como nossa aliada na hora de nos garantir segurança.

Como posso usar a biometria no meu negócio?

Apesar de parecer uma tecnologia longe de nossa realidade, na verdade, é possível integrar biometria à sua solução de forma rápida e fácil, sem precisar investir uma fortuna.

As APIs do produto BioPass ID oferecem um serviço de multibiometria contemplando face e impressão digital, realizando todo o trabalho das operações biométricas e cobrando apenas centavos por operação.

Conhecendo o BioPass ID

O BioPass ID é um produto Vsoft que consiste em uma ferramenta moderna de biometria que permite realizar diversas operações para biometria de digitais e face, graças a sua API Multibiometrics

Ela reúne as funcionalidades mais comuns para a construção de aplicações que usam autenticação biométrica, como as descritas anteriormente.

Algumas das operações mais populares desse pacote incluem:

  • Detecção de face: detecta automaticamente cada rosto presente em uma foto.
  • Matching de face e impressões digitais: realiza a comparação de duas capturas biométricas em ambas modalidades, facial e digital, em conjunto ou separadamente, e indica se essas biometrias pertencem a mesma pessoa ou não.
  • Anonimização do rosto: realiza a anonimização de cada rosto presente em uma foto.
  • Teste de vivacidade: identifica a tentativa de falsificação de identidade numa captura biométrica, aprimorando ainda mais a segurança de sua aplicação.
  • Compressão para impressões digitais: utiliza o algoritmo certificado pelo FBI para realizar a compressão e descompressão de imagens de biometria digital, de forma a aumentar a eficiência de suas operações.

A compressão representa um padrão que compacta a impressão digital com segurança.

Conheça mais sobre a multibiometria:

Como funciona a autenticação multifator com multibiometria?

A importância de prezar pela nossa segurança na internet sempre será um ponto indiscutível. 

Apesar da criatividade de Júlio César, ao criar um método que protegesse suas informações sigilosas, podemos usar de métodos automáticos e mais simples, com uma eficácia garantida, para proteger os dados que percorrem o mundo cibernético.

Com o uso de uma API eficiente e de fácil uso e integração como o Multibiometrics do BioPass ID, é possível atingir essa segurança usando a tecnologia mais moderna sem a necessidade de investir em mão de obra e pesquisa.

Teste as demos do produto gratuitamente!

Author

Pedro Garrafielo

Trainee de Documentação

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top