Inovação e Tecnologia

O mercado de softwares vem crescendo exponencialmente devido à automação de processos e serviços que vêm sendo cada vez mais utilizados por empresas e indústrias. 

Antes de entender como ele é feito, precisamos entender o que é um software. 

Software nada mais é que um sistema computacional que controla e dá suporte lógico ao funcionamento de um computador. Nesse texto, vamos abordar algumas etapas cruciais para o desenvolvimento de um bom software.

O que é preciso para desenvolver um software?

  1. Levantamento de requisitos

Um dos propósitos de um software é resolver problemas. Antes mesmo de começar a desenvolver o projeto, temos que conhecer qual problema o cliente enfrenta e como nossa ferramenta pode solucionar esse problema. 

Para entender profundamente esses problemas, todo projeto precisa de uma reunião inicial, em que serão feitas discussões gerais para entender as necessidades e dores do cliente. Isso servirá de guia para a idealização do projeto.

Essa primeira reunião ajudará o time de gerenciamento de software e de projeto a entender quão disposto o cliente está a investir. Essas informações são importantes para a definição do orçamento da equipe de desenvolvimento e serviços que serão contratados.

Nessa reunião também podem ser definidos prazos, ideias gerais do software, funcionalidades e especificações que o cliente deseja para o produto final.

  1. Análise de requisitos

Depois que se entende o porquê o cliente precisa do programa, é hora de começar a especificar como ele será desenvolvido. Nesse sentido é feita a escolha das tecnologias que serão utilizadas dentro do ecossistema do desenvolvimento de software. 

Nessa etapa é que começamos a entender quais serão as melhores tecnologias a serem usadas nos diversos campos do desenvolvimento de um software como, por exemplo:

  • Front-end; 
  • Back-end; 
  • Banco de dados; 
  • Infraestrutura; 
  • Metodologia de desenvolvimento. 

As tecnologias usadas nesses campos influirão diretamente na concepção do software, além de prevenirem contratempos, como a contratação de mais pessoas, a adesão de soluções ou frameworks que poderão auxiliar o desenvolvimento, o que poderá impactar no valor proposto ao cliente e em sua decisão de iniciar o projeto. 

  1. Documentação

O processo de documentação está presente desde a concepção até o produto final. A documentação, também conhecida como código-fonte, é onde estão listados os mínimos detalhes a respeito de desenvolvimento e usabilidade do software.

Embora não seja necessária a utilização de termos técnicos, é preciso ter uma descrição clara e objetiva do software, bem como seus requisitos e funcionalidades. 

Em sua concepção, a documentação torna-se uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento, manutenção e usabilidade, possibilitando à equipe de desenvolvimento, ao cliente e/ou ao usuário final, maior conhecimento a respeito do produto desenvolvido e, dessa forma, o poder melhorar suas versões ou usabilidade. 

  1. Implementação

Ao fim do processo de codificação, os programadores responsáveis efetuam a implementação do código. Nessa etapa, os desenvolvedores garantem que o software atenda aos requisitos e exigências do cliente, bem como a funcionalidade conforme o esperado. 

Para que o processo de implementação ocorra é necessário que uma série de tarefas sejam idealizadas e distribuídas aos demais desenvolvedores. Isso acontece através de um líder, o qual deve possuir vasta experiência e expertise nas tecnologias selecionadas para o desenvolvimento do produto.

Conheça mais 4 passos para desenvolver um software do zero!

  1. Testes

O processo de testagem visa observar o comportamento das funcionalidades, notificação e correção de um software, caso este não obedeça aos requisitos levantados em etapas anteriores.

Para que os testes ocorram é necessário que haja a elaboração de um plano de testes por parte da equipe de garantia de qualidade. 

Sua finalidade é especificar o projeto para a testagem do software, buscando simular a experiência do usuário e, no fim, gerar um relatório que aponta os erros e/ou melhorias que devem ser reportadas ao desenvolvedor, que realizará a correção.

Importante ressaltar que o processo de testagem não é único. É possível que a mesma solução passe algumas vezes pela equipe responsável pelos testes até que esteja aceitável para passar para a próxima etapa: a implementação.

  1. Implantação

Após a etapa de testagem do produto, é feita a implantação, onde as soluções desenvolvidas em todas as etapas, após serem submetidas aos testes, serão reunidas em um único documento. 

Assim, é viável facilitar a utilização dos usuários na etapa de homologação, como também possibilita a implantação de testes automatizados.

  1. Homologação

O processo de homologação permite que um determinado grupo de usuários utilize o software desenvolvido com o intuito de avaliar se o produto está dentro das conformidades propostas inicialmente.

Para que a homologação seja possível é necessário que haja a disponibilização do ambiente de homologação para os usuários, bem como o plano de testes. 

Desta forma, os usuários poderão manejar o produto de acordo com a sua proposta e, assim, delimitar o encontro de possíveis impedimentos na versão atual.

Essa etapa se torna importante e crucial por ser um último meio de verificação e validação das funcionalidades até então idealizadas, desenvolvidas, documentadas, testadas e implantadas.

Feito isso, passamos para a próxima e última etapa.

  1. Produção

Por fim, a última etapa do processo de desenvolvimento é aquela em que o produto será exportado com sua documentação e dados para o ambiente chamado ambiente de produção e enfim, direcionado ao usuário final.

  1. Suporte e manutenção

Suporte e manutenção, assim como a atualização das versões do produto, é uma etapa que ocorre durante o processo de implementação e tende a se estender até mesmo depois do processo de produção.

A existência dessa etapa visa garantir  a fidelidade do cliente para com a empresa e assegurar que seu produto mantenha a qualidade proposta desde o início, com toda a atenção e expertise providas pela empresa. 

Quer saber mais? Não deixe de conferir mais sobre desenvolvimento de software em nosso blog:

A parceria entre QA e DEV no desenvolvimento de software

Entenda o uso de testes no desenvolvimento de software

Author

Isaac Souza

Analista de Desenvolvimento de Software

Não perca as nossas atualizações!

Assine para receber a newsletter da Vsoft e fique por dentro do mundo da identificação e tecnologia.

Obrigado! Recebemos sua mensagem!
Oops! Algo deu errado no envio do formulário.
Tente novamente em instantes.

Posts relacionados

Todos os posts
go  top